Sustentabilidade

Gestão de pessoas

ATRAIR - Recrutamento e Seleção

Com a missão global de transformar o amanhã por meio do desenvolvimento profissional do empregado, além de ter os objetivos de atrair, reter e desenvolver seus profissionais, a ArcelorMittal Brasil incentiva a criação de um ambiente que estimule a liderança a potencializar os recursos das equipes para o cumprimento dos resultados do negócio. Esse esforço se inicia no incentivo junto aos centros de formação de profissionais, perpassando o momento de recrutamento e seleção do seu corpo funcional, alinhado com os programas internos de acompanhamento e desenvolvimento de competências.

De acordo com sua Política de Recrutamento e visando assegurar o melhor aproveitamento de sua força de trabalho, a ArcelorMittal realiza, antes de qualquer recrutamento externo, uma seleção interna para as vagas em aberto. Os candidatos internos locais que atendam aos requisitos do cargo têm preferência em relação aos candidatos externos. A divulgação é realizada no site interno destinado aos empregados, o MyArcerlorMittal/Job Market Online, além de ser enviada via e-mail e estar disponível nos quadros de avisos e TV’s internas. Não havendo candidatos internos com o perfil desejado, a vaga é divulgada externamente, priorizando-se as pessoas com deficiência – PCDs.

Visando assegurar que cada candidato seja tratado com equidade e dignidade, e apoiando-se na promoção da diversidade, a ArcelorMittal não tolera nenhuma prática discriminatória e segue as diretrizes da sua Política de Diversidade e Inclusão, que considera diferentes ideias, culturas, gerações, gêneros, grupos étnicos, nacionalidades, competências e origens sociais como riqueza. Essa condição cria um ambiente singular propício à valorização das diferentes habilidades, experiências e perspectivas do indivíduo na construção do sucesso do negócio.

Dessa forma, todo processo de recrutamento é implementado e realizado de acordo com as respectivas legislações nacionais, particularmente no que diz respeito à legislação trabalhista e às exigências de proteção de dados.

Para que as metas de recrutamento sejam cumpridas, como, por exemplo, orçamento e fechamento de processo seletivo dentro de 72 dias corridos, deve-se, nos casos de movimentação interna, respeitar um intervalo mínimo de dois anos em relação à última mudança de função do candidato e, idealmente, todos os candidatos devem informar ao seu gerente imediato que estão se candidatando a outro cargo internamente. Nesse caso, o RH receberá a candidatura e se comunicará com a unidade de origem do candidato sobre a candidatura no ato de sua inscrição.

Em relação ao mercado, o Programa de Estágio é considerado a principal porta de entrada na ArcelorMittal, que incentiva seus empregados a construírem suas carreiras na organização. A Empresa mantém um programa unificado de estágio em todas as unidades da ArcelorMittal Brasil, aumentando a sinergia em coerência com a valorização da atração de bons profissionais.

De olho no futuro, a ArcelorMittal Brasil analisa os riscos associados à contratação de pessoas. Um risco que preocupa a eventual escassez de mão de obra qualificada, no longo prazo, em determinadas especializações para trabalhar no setor.

A Empresa, por ser demandadora de engenheiros e cientistas, também entende a necessidade de aprimorar constantemente sua forma de se relacionar com as instituições acadêmicas, focando nas principais universidades do país, entre elas: UFMG, UFOP, USP, UFES, UFRGS e PUC-MG, e escolas profissionalizantes, como CEFET e SENAI.

Entre as ações de destaque estão o Programa Atração, para que os futuros profissionais passem a conhecer a ArcelorMittal e se familiarizar com várias possibilidades de trabalho em diversas áreas com foco em engenharias. Há, ainda, programas estruturados para formalização de parcerias técnicas com universidades, abrangendo o desenvolvimento de estudos, pesquisas aplicadas e a produção de monografias.

A Empresa também desenvolve projetos específicos na linha de educação científica (STEM), sigla em inglês que inclui ciências, tecnologia, engenharia e matemática, seja por meio do RH ou pela Fundação ArcelorMittal, que tem como meta direcionar seu investimento social, até 2018, na proporção de 40% para programas de educação dos cientistas do amanhã e 60% para iniciativas de desenvolvimento local, uma diretriz mundial do Grupo ArcelorMittal.

Em 2016, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente apresentou novo formato, apostando no conhecimento científico como instrumento de promoção de educação ambiental. O foco é a aprendizagem baseada em projetos, com o intuito de proporcionar o desenvolvimento de atividades investigativas e o estímulo ao trabalho coletivo, gerando maior interação entre professores e alunos, além do contato com a ciência e as atividades multidisciplinares. Em lugar dos tradicionais desenhos e redação, os estudantes são incentivados a observar a energia com o olhar da sustentabilidade, por meio de atividades que estimulam habilidades de observação, pensamento crítico, capacidade de planejamento e investigação. O premio alcançou mais de 73 mil alunos de escolas públicas, mais informações sobre a iniciativa podem ser encontradas no Relatório de Sustentabilidade.

Outro diferencial da ArcelorMittal Brasil é a possibilidade de vivência internacional, sendo ela um grupo multicultural. A Empresa oferece ainda remuneração e benefícios competitivos, um bom clima organizacional e boa reputação corporativa e social para atrair candidatos, entre os melhores do mercado.

Em relação ao perfil dos candidatos, a Empresa busca aqueles que demonstrem interesse em contribuir para o crescimento contínuo e apresentem diferenciais como iniciativa, liderança, criatividade, sinergia, flexibilidade, capacidade para sugerir e trabalhar em equipe. Características que, aliadas ao conhecimento dos valores corporativos, são reconhecidas em todas as unidades do Grupo.

DESENVOLVER E RETER - Gestão, Desenvolvimento, Carreira e Sucessão

Os Princípios de Recursos Humanos da ArcelorMittal, descritos na sua Política de RH e reforçados em outros documentos internos, refletem valores essenciais – Sustentabilidade, Qualidade e Liderança – e reconhecem que a Empresa deve tanto desenvolver seus empregados como impulsionadores dos resultados do negócio, quanto estar integrada ao Grupo como empresa global única, que respeita as leis e as práticas locais.

Essa integração acontece embasada nas premissas mundiais estabelecidas pelo Grupo, adequadas às realidades locais e implantadas nas unidades de negócios, chegando a cada um dos empregados.

O desenvolvimento dos empregados é suportado pelo GEDP – sigla em inglês para Programa Global de Desenvolvimento do Empregado, e apoiado pelo processo de Educação Corporativa, alinhado às politicas de remuneração e benefícios.

Essas políticas e processos são estruturados visando manter a atratividade da Empresa e a satisfação dos empregados.

O GEDP, pedra fundamental da estratégia de pessoas da ArcelorMittal, é o processo de gestão da performance e serve de base para o melhoramento contínuo e o desdobramento da estratégia de negócio do Grupo. Seu objetivo é aperfeiçoar o nível de competências da organização, o gerenciamento e o desenvolvimento de pessoas.

O GEDP é composto por:

  • Avaliação de Performance e Potencial
  • Perspectiva de Carreira
  • Feedback semestral e anual
  • Plano de Desenvolvimento Pessoal

Seus resultados objetivam foco e reconhecimento de profissionais de alta performance, talentos e profissionais com disponibilidade e/ou interesse em mudar de cidade ou país, planejamento de sucessão para as posições-chave, planejamento de desenvolvimento e carreira, alimentando processos de remuneração fixa e variáveis, entre outros.

A ArcelorMittal adota o modelo da Carreira em Y, composto por cargos técnicos e gerenciais, sendo que a evolução da carreira gerencial é baseada no GEDP (planos de sucessão). A evolução na carreira técnica depende da avaliação do profissional em cinco critérios que compõem o que a Empresa chama de Avaliação de Maturidade Profissional. Os itens de avaliação são: aplicação do conhecimento, complexidade de raciocínio, referência profissional, abrangência de atuação e autonomia técnica. As avaliações são realizadas bienalmente pela chefia imediata, conforme critérios de progressão, com validação da área de Recursos Humanos e do Gerente-Geral.

A educação corporativa e as trilhas de aprendizagem proporcionam para o empregado da ArcelorMittal Brasil diferentes caminhos para o seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional, sempre alinhado com a estratégia do negócio, à cultura, valores e princípios da organização e contemplam oportunidades de desenvolvimento para os profissionais da ArcelorMittal Brasil. Sua estruturação e vertentes podem ser observadas na figura a seguir.

Gestão de Pessoas

As oito competências essenciais da ArcelorMittal, divulgada a todos os empregados, são:

  • Gestão da Mudança
  • Tomada de Decisão
  • Orientação para Resultados
  • Pensamento Estratégico
  • Trabalho em Equipe
  • Orientação para Stakeholders
  • Comunicação Eficaz
  • Aprendizagem e Desenvolvimento

As competências também estão disponíveis no canal de mídia social Linkedin.

Todo novo empregado passa por um período de integração durante o qual recebe uma série de treinamentos institucionais e técnicos, focados na área para a qual foi contratado.

Remuneração

Em relação à remuneração, a Empresa procura proporcionar a todos os empregados as mesmas oportunidades de crescimento, sem discriminação, portanto, não existe diferenciação salarial entre homens e mulheres. Podem ocorrer divergências na composição da remuneração, mas que estão relacionadas a outros benefícios que não estão associados a gênero, como, por exemplo, tempo de Empresa.

Na ArcelorMittal Brasil, a remuneração deve ser compatível com a praticada pelo mercado nos seus setores de atuação e capaz de atender ao interesse de atrair, manter e motivar as pessoas a dar uma contribuição produtiva, atingindo níveis satisfatórios de desempenho individual e da Empresa.

A ArcelorMittal Brasil adota ainda o modelo da Carreira em Y, composto por cargos técnicos e gerenciais. Sendo assim, tanto os ocupantes de cargos gerenciais quanto os de cargos técnicos, dentro do mesmo nível, têm igualdade de tratamento em todos os aspectos: salário, bônus, check-up médico, entre outros.

Benefícios

A ArcelorMittal oferece uma série de benefícios aos empregados e seus dependentes, que está entre os mais competitivos do mercado. Além dos benefícios exigidos por lei, a Empresa conta com assistência médica, odontológica e subsídio para compra de medicamentos para seus empregados e dependentes, plano de previdência privada, seguro de vida em grupo e vale-refeição ou vale-alimentação, dentre outros.

A Empresa investe em ações para a promoção da saúde do trabalhador, garantindo saúde, segurança e bem-estar aos empregados e seus dependentes.

Diante dessas ações, a ArcelorMittal reforça que o compromisso com seus empregados vai muito além dos resultados econômicos e financeiros: inclui também o respeito e a valorização das pessoas, com atitudes que priorizam a segurança e a qualidade de vida de seus profissionais.

Sem inovação, não existiriam grandes cidades

  • Sem inovação, não existiriam grandes cidades

    Nosso aço contribui com a evolução da sociedade, por meio de investimentos em tecnologias e oportunidades para a construção de um amanhã ainda melhor.
    Transformação projetos em realidade.

    Isso é ArcelorMittal