O Projeto Vida + Segura da Fundação ArcelorMittal, iniciativa realizada em escolas da rede pública, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e com as unidades industriais, celebra o dia 30 de agosto foi o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças e Adolescentes. A data é um alerta para pais, cuidadores, responsáveis e professores sobre os riscos existentes dentro de casa. Durante a pandemia da Covid-19 os números de acidentes domésticos nessa faixa etária tiveram um crescimento expressivo em todo o País.
De março a outubro de 2019 foram realizados cerca de 18 mil atendimentos de crianças e adolescentes até 15 anos - vítimas de acidentes domésticos - pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País. Em 2020, no mesmo período, o número alcançou quase 40 mil atendimentos - um aumento aproximado de 112%.
Diante deste cenário, o Projeto Vida + Segura, que já alertava as crianças sobre os riscos com materiais educativos e jogos (com uma abordagem é lúdica), agora aborda por meio de vídeos animados os cuidados em casa e de prevenção à COVID-19. O programa já beneficia anualmente cerca de 1,3 mil educadores e 28 mil alunos e filhos de empregados. Todos os conteúdos do projeto podem ser acessados em www.fundacaoarcelormittal.org/vidamaissegura.