Conclusão da Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) permite a retirada do material contido no interior da barragem
A ArcelorMittal obteve, em 11/08, a licença ambiental para iniciar a descaracterização da barragem da Mina de Serra Azul, localizada em Itatiaiuçu (MG). A conclusão das obras da Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ), uma grande barreira capaz de reter todo o rejeito da barragem na hipótese de rompimento, permitiu o reestabelecimento da licença, atendendo aos requisitos exigidos pela legislação ambiental.
A Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) – concluída neste mês de agosto – é uma obra de alta complexidade de engenharia, de grandes dimensões e etapa fundamental para o início da descaracterização da barragem, que consiste na retirada de todo o material contido em seu interior e o reprocessamento do rejeito.
A descaracterização da barragem, cuja conclusão é esperada para o segundo semestre de 2032, faz parte de um acordo firmado entre a ArcelorMittal e os órgãos públicos de controle e justiça (Agência Nacional de Mineração e Ministérios Públicos Federal e de Minas Gerais).
A ArcelorMittal priorizará as melhores técnicas disponíveis e a segurança de todos os envolvidos durante o processo de descaracterização. Nos anos iniciais, as atividades serão realizadas com o uso de equipamentos remotamente controlados, como medida adicional de proteção.
Importante destacar que a barragem da Mina de Serra Azul está desativada e não recebe rejeitos desde 2012. A estrutura é monitorada 24 horas por dia, sete dias por semana, e os indicadores de segurança permanecem inalterados desde o acionamento do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em 2019.