ArcelorMittal Brasil no topo do Ranking 100 Open Startups 2020

                                Açolab – hub de inovação do segmento de aços longos – é reconhecido em ranking de negócios com startups

A ArcelorMittal Brasil foi reconhecida, pela segunda vez consecutiva, no Ranking 100 Open Startups. Na edição de 2020, a empresa alcançou o 2º lugar entre 1.635 empresas participantes. A produtora de aço foi premiada pelas iniciativas de inovação aberta conduzidas por meio do Açolab - 1º hub de inovação da indústria do aço no mundo. A empresa foi também a líder na categoria “Mineração e Metais”. A 100 Open Startups é uma plataforma que conecta startups, grandes empresas, executivos, cientistas e governos, alavancando oportunidades de negócio que geram impacto para os desafios reais da sociedade e do mercado. 

 “O reconhecimento reforça o nosso compromisso com a inovação e mostra que estamos no caminho certo. A partir da atuação em rede e da cocriação, o Açolab busca potencializar a inteligência coletiva e encontrar novas soluções para o nosso negócio. A inovação nos garante mais competitividade e, o mais importante, melhora a oferta de valor que entregamos aos nossos clientes, parceiros, empregados e todos os públicos com os quais a empresa se relaciona”, afirma Paula Harraca, diretora de Pessoas e Inovação Aços Longos e Mineração da ArcelorMittal. 

O ranking 100 Open Startups utiliza critérios objetivos, vinculados estritamente com as relações de negócios estabelecidas entre startups e médias e grandes empresas - aquelas com mais de 100 funcionários ou faturamento superior a R$ 100 milhões no ano. Segundo o levantamento, nos últimos 12 meses, 1.635 companhias estabeleceram parcerias com startups, número que representa um crescimento exponencial de 20 vezes em cinco anos de dados apresentados pelo movimento.

“A ArcelorMittal se abriu à colaboração das startups para potencializar o nosso esforço de sermos uma empresa cada vez melhor, mais competitiva e que agrega valor para todos, incluindo o próprio ecossistema de inovação. Já estamos colhendo resultados concretos com a inovação aberta. Dezenas de iniciativas de alto potencial e impacto têm sido conduzidas em parceria com startups, universidades, centros de pesquisa, clientes e fornecedores”, complementa Rodrigo Carazolli, Gerente-Geral de Inovação e Negócios da ArcelorMittal LATAM

Açolab – Pioneiro no Grupo ArcelorMittal e no mundo, o Açolab foi lançado em 2018 e tornou-se referência no mercado por estimular ideias inovadoras no setor do aço e em sua cadeia de valor. Com sede em Nova Lima (MG), o laboratório incentiva o desenvolvimento de soluções inovadoras e fortalece o ecossistema estabelecendo conexões entre empregados, clientes, parceiros, startups, pesquisadores e estudantes. Atua, ainda, como acelerador de projetos de alto valor agregado ao negócio por meio da aplicação de metodologias ágeis e de conhecimento tecnológico. Desde o seu lançamento, o Açolab já se conectou com mais de 1.500 startups, universidades, centros de pesquisa e outros parceiros do ecossistema de inovação aberta no Brasil e no exterior e gerou inúmeros ganhos em produtividade, melhoria na experiência dos clientes, reduções de custo e melhorias na segurança operacional. Além disso, o Açolab realiza diversas iniciativas de inovação na empresa e desenvolveu uma rede de 80 embaixadores da inovação, composta por empregados de várias áreas e que tem contribuído com o fortalecimento da cultura de inovação dentro da ArcelorMittal, combinando a expertise da empresa com o mindset de experimentação das startups.