A ArcelorMittal Brasil divulga o seu Relatório de Sustentabilidade relativo ao ano de 2021. A publicação aborda as principais iniciativas e resultados, além de dados sobre governança corporativa, riscos, desafios e oportunidades. Os robustos investimentos em curso na operação Brasil, a meta de tornar-se carbono neutro até 2050 e os aportes destinados aos projetos sociais são alguns dos destaques do relatório. O documento já está disponível no site https://brasil.arcelormittal.com/ sala-imprensa/publicacoes-relatorios.
O Relatório de Sustentabilidade reúne informações sobre diversos aspectos da atuação da ArcelorMittal Brasil e traz uma atualização em sua construção: a adoção de novos temas materiais. Elaborado com a metodologia Global Reporting Initiative (GRI), - referência mundial para os relatos de desempenho corporativo -, o modelo de materialidade foi criado após quatro etapas (identificação, priorização, análise e mapeamento). A escolha dos assuntos a serem tratados foi feita com base em consultas a documentos internos, estudos setoriais e benchmarking para identificar os públicos de relacionamento mais relevantes da produtora de aço (comunidades, clientes, fornecedores, colaboradores, instituições financeiras, entre outros).
Desta forma, mudanças climáticas, eficiência energética, saúde e segurança da equipe, ética e integridade, governança e compliance, inovação e tecnologia e gestão da cadeia de fornecimento ganharam ampla visibilidade no relatório. Os números mais relevantes da ArcelorMittal Brasil sobre desempenho econômico, ambiental e social também integram o documento.
O Relatório de Sustentabilidade destaca ainda as ações de atração e retenção de talentos e na área de diversidade e inclusão; os produtos e soluções desenvolvidos pela empresa em seus laboratórios de inovação e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento; as iniciativas implementadas para alcançar a meta de ser carbono neutro até 2050; os programas de conservação e proteção ambiental realizados nas unidades industriais e a inauguração da maior planta de dessalinização da água do mar do Brasil, localizada na unidade de Tubarão, no Espírito Santo. O material relata ainda o impacto social da empresa (com os programas desenvolvidos pela Fundação ArcelorMittal e diversos projetos apoiados) e as principais premiações recebidas ao longo do ano de 2021.