A ArcelorMittal Brasil, maior produtora de aço no país, apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2024, destacando os principais avanços e iniciativas realizadas ao longo do ano. A publicação reforça o compromisso da empresa com uma atuação cada vez mais responsável, transparente e sustentável, orientada por princípios, metas e diretrizes claras. O documento foi elaborado com base em uma matriz de materialidade que prioriza 13 temas, definidos a partir da escuta com diversos públicos de interesse, como empregados, clientes, comunidades, fornecedores, imprensa e parceiros de inovação.
Um dos destaques do ano é a agenda de transição energética e descarbonização. A companhia prosseguiu com o investimento de R$ 5,8 bilhões em energia renováveis, incluindo usinas solares em Minas Gerais e na Bahia, e um parque eólico também na Bahia. As ações reforçam o compromisso com a meta de atingir 100% de uso de eletricidade oriunda de fontes renováveis até 2030, alinhando-se às metas globais de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050.
A atuação em práticas ESG também avançou: mais seis unidades da ArcelorMittal foram certificadas com o selo internacional ResponsibleSteel Core Site em 2024 e houve reforço em ações de preservação ambiental e uso consciente de recursos hídricos, como o Projeto Caiman, o Programa de Conservação do Lobo-Guará, em Serra Azul e Peixamento, no Sul Fluminense, além da Planta de Dessanilização de Água do Mar para uso Industrial na Unidade Tubarão, a maior da América Latina.
A segurança no trabalho é tratada como valor inegociável, com investimentos contínuos em medidas preventivas e cultura de cuidado. Em paralelo, o programa de Diversidade, Equidade e Inclusão avançou com a meta de alcançar 25% de mulheres em cargos de liderança até 2030 – já são 23% de mulheres nessa posição.
Em 2024, a ArcelorMittal destinou R$ 45,4 milhões a projetos sociais nas áreas de educação, cultura e esporte, por meio da Fundação ArcelorMittal e de suas unidades em todo o país. Iniciativas como Liga STEAM, Diversão em Cena e Forma e Transforma beneficiaram milhares de crianças e jovens, ampliando o acesso ao conhecimento, à arte e ao desenvolvimento humano. No mesmo período, o Programa de Integridade da empresa foi reconhecido como o Melhor do Ano em Compliance na primeira edição do Leaders League Compliance Summit & Awards Brasil. Esses resultados reforçam o compromisso da ArcelorMittal com a transformação social, ética e ambiental no país.
Elaborada em conformidade com as normas da versão Standards 2021 da Global Reporting Initiative (GRI) e da Sustainability Accounting Standards Board (SASB) – padrões adotados mundialmente para relatórios de sustentabilidade, a publicação passou pelo mais alto índice de verificação externa para Relatório de Sustentabilidade, realizado pela auditoria da Bureau Veritas.
O relatório pode ser acessado no link a seguir: https://brasil.arcelormittal.com/sala-imprensa/publicacoes-relatorios