ArcelorMittal comemora Dia Mundial da Mineração com evento para mais de 300 crianças

Alunos da rede pública de Itatiaiuçu participaram de atividades interativas promovidas pela empresa e aprenderam sobre o setor mineral

 

O Dia Mundial da Mineração, celebrado em 7 de maio, foi comemorado pela ArcelorMittal com um grande evento voltado para os alunos das escolas públicas de Itatiaiuçu. No último dia 6 de maio, a empresa realizou uma série de atividades, contemplando alunos de todas as escolas públicas do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa faz parte do projeto Mineração do Futuro, mantido pela ArcelorMittal, e aconteceu na Quadra Poliesportiva José dos Reis da Silva, na comunidade de Pinheiros.

Mais de 300 crianças e adolescentes participaram do evento, que foi realizado em dois turnos e dividido em dois momentos. No primeiro, os alunos aprenderam sobre a importância da mineração em uma palestra interativa, na qual se falou sobre a origem da mineração, os tipos de minérios existentes e a presença deles em nosso dia a dia. No segundo momento, eles puderam circular pelos estandes temáticos montados pela empresa no local e participar de uma série de atividades de recreação.

“Foi incrível ver o entusiasmo dos alunos. Muitos têm pais que trabalham na indústria mineral e, futuramente, eles mesmos poderão estar trabalhando em uma mineradora. Por isso, acreditamos na importância deste tipo de interação entre a empresa e a comunidade”, afirma Graciele Mara de Queiroz, diretora da Escola Municipal Dona Balbina Antunes Penido, em Pinheiros, que foi anfitriã do evento.

Na visita aos estandes, os alunos foram recebidos por profissionais da ArcelorMittal das áreas de Meio Ambiente, Operações e Logística, Segurança de Barragem, Segurança do Trabalho e da Fundação ArcelorMittal. Uma das atividades que mais chamou a atenção foi acompanhar o voo de um drone, utilizado para o monitoramento da barragem da Mina de Serra Azul.

As crianças puderam ainda fazer uma viagem ao ambiente de uma mineração por meio de óculos de realidade virtual, participaram de jogos de perguntas e respostas com temas da área, manipularam os produtos da empresa e o rejeito, além de entenderem a aplicabilidade dos minerais em nosso cotidiano. Também puderam vestir os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados pelos profissionais da ArcelorMittal, tirar fotos, e receberam brindes e lanche.

“Foi um dia de muita interação, aprendizagem e diversão. Por meio do projeto Mineração do Futuro, levamos as crianças a uma verdadeira viagem pelo universo do setor mineral. Acreditamos que elas são o futuro da mineração, por esse motivo, queremos que entendam a essencialidade do setor e desejem fazer parte dele”, explicou Thaíssa Vaz, analista de Comunicação e Responsabilidade Social da ArcelorMittal e uma das organizadoras do evento.