ArcelorMittal destina mais de 160 toneladas de materiais recicláveis para associação de João Monlevade

Parceria com a Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom) gera preservação do meio ambiente e o fortalecimento da economia da região
O uso consciente dos recursos e altos índices de reciclagem estão entre os pilares das diretrizes de sustentabilidade adotadas pela ArcelorMittal, líder no setor de aços no Brasil. Como parte desse compromisso, a Mina do Andrade, localizada em Bela Vista de Minas (MG), conta com uma parceria com a Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom) para destinar materiais como papel, papelão e plástico. 
Desde 2017, quando a Mina do Andrade iniciou a parceria, a ArcelorMittal entregou para a Atlimarjom mais de 160 toneladas de recursos recicláveis – incluindo também as doações realizadas pela Usina de Monlevade, que passou a destinar fardos de plástico para a Associação em 2022. 
Motivos não faltaram para a Associação comemorar o Dia Mundial dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, celebrado no início deste mês, em 1º de março. Atualmente, a instituição possui 40 cooperados residentes de João Monlevade e faz a coleta seletiva em todos os bairros da cidade. Dessa forma, o esforço conjunto contribui não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para o fortalecimento da economia local. 
A analista de Meio Ambiente da Mina do Andrade, Marina de Castro, conta que o material reciclável é entregue na sede da Associação de duas a três vezes por semana, dependendo do volume gerado. Ela destaca que é uma satisfação fazer parte de uma iniciativa como essa, que contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde a empresa está presente. “Com o volume repassado semanalmente pela empresa, além da destinação correta de materiais, contribuímos com a categoria de catadores independentes que, ao longo dos anos, conseguiram se unir e se profissionalizar", ressalta.
Os dados de crescimento da Atlimarjom, que completa 23 anos de fundação em maio, comprovam isso. Segundo Valdete Firmina Roza, tesoureira da instituição, a Associação foi criada com o propósito de resgatar a cidadania e profissionalizar os trabalhadores que atuavam no lixão da cidade. Mensalmente, cerca de 120 toneladas de materiais recicláveis são vendidas, o que reafirma o papel da instituição:  proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. Parte do dinheiro arrecadado é utilizado para o pagamento das despesas da Associação, enquanto o restante é dividido entre eles. 
“Essa parceria com a ArcelorMittal é muito importante para a Atlimarjom, especialmente nos primeiros anos em que estávamos realizando a coleta em apenas alguns bairros. A doação de materiais nos ajuda a compor a carga necessária para as vendas semanais. Temos orgulho de chegarmos aqui, pois são muitos anos de trabalho e luta. Só temos a agradecer aos nossos parceiros que contribuíram para isso”, completa.
Valdete, que faz parte da Associação desde a sua criação, comemora que no último ano passaram a atender de 23 a 74 bairros, ou seja, toda a cidade. Ela conta que, com apoio da prefeitura, a população aderiu a proposta e, hoje, João Monlevade pode ser considerada um caso de sucesso na região. “Realizamos um trabalho intenso de porta em porta e educativo com os moradores, o que resultou em uma participação muito ativa. Queremos ser referência nesse processo e esperamos que outras cidades sigam esse exemplo", finaliza Valdete.
Desenvolvimento Sustentável no DNA 
O Grupo ArcelorMittal adota uma estratégia de sustentabilidade baseada nas 10 Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável (DDS), alinhadas com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As orientações refletem práticas e tendências de gestão social, econômica e ambiental ligadas ao negócio da empresa. Cada uma delas visa alcançar metas que contribuam para um futuro sustentável, abrangendo desde a segurança e qualidade de vida dos empregados até a responsabilidade ambiental e social da empresa, bem como o compromisso com a inovação e o desenvolvimento da comunidade em que está presente. Todas as diretrizes/ações podem ser conferidas no portal da ArcelorMittal.
Sobre a ArcelorMittal - Maior produtora de aço do Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 150 mil empregados, sendo 17 mil no Brasil, e atende a clientes em 155 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. A empresa tem unidades industriais em sete estados (CE, ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além de unidades de distribuição e serviços em todo o país, sendo a única do setor no Brasil a contar com a certificação ResponsibleSteel. As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 8,5 milhões de toneladas de minério de ferro e de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto, com aplicação nas indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil e naval, dentre outras. A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas renováveis de eucalipto) e tecnologia da informação. Em 2021 a ArcelorMittal criou o Açolab Ventures, que é um fundo de Corporate Venture Capital (CVC) de R$ 110 milhões para as startups que proponham soluções relacionadas à construção civil, experiência do cliente, matérias-primas, canais de venda, logística, produtividade, redução de custo, produtos alternativos ao aço, eficiência ambiental, entre outras.