ArcelorMittal e Casa dos Ventos anunciam maior contrato de fornecimento de energia renovável do país

Joint venture irá construir um projeto de energia eólica de 553,5 MW

A ArcelorMittal Brasil, líder em aços no país, anuncia que irá formar uma joint venture (JV) com a Casa dos Ventos, uma das maiores desenvolvedoras e produtoras de projetos de energia renovável no Brasil, para o desenvolvimento de um projeto de energia eólica de 553,5MW. A ArcelorMittal Brasil terá 55% de participação na JV, com a Casa dos Ventos detendo os 45% restantes. A transação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, em 12 de abril e será concluída nos próximos 15 dias. 


Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil, e Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos
  
O projeto de cerca de R$4,2 bilhões tem como objetivo assegurar e descarbonizar uma parte considerável das necessidades futuras de eletricidade das operações da empresa no Brasil.  Estima-se que atenderá 38% das necessidades totais de eletricidade da ArcelorMittal no Brasil em 2030. 

Aditya Mittal, CEO da ArcelorMittal, comentou o tema e disse:

 “Além de integrar nossos esforços na direção da questão climática, este projeto também atende aos aspectos financeiros e operacionais. Reduz os custos de eletricidade, fornece segurança energética para nossos negócios no Brasil e proporcionará retornos consistentes no longo prazo. A recente aquisição da CSP aumentou imediatamente a nossa presença no mercado brasileiro, que é de alto crescimento, e nos trouxe opções futuras promissoras. À medida que expandimos nossa presença e agregamos valor no Brasil, estamos conscientes da responsabilidade que temos em descarbonizar nossas operações. Ao nos tornarmos parceiros de um respeitado operador de transição energética, a Casa dos Ventos, temos vantagens competitivas como o clima brasileiro, favorável para a geração de energia renovável que nos permitirá progredir mais rapidamente em direção às nossas metas climáticas”.

Jefferson De Paula, Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM, acrescentou:

“Além da recente aquisição da CSP, hoje ArcelorMittal Pecém, temos vários projetos downstream de crescimento orgânico em andamento que ampliam nossa presença e aprimoram nossa capacidade de produzir produtos de maior valor agregado. Esses planos de expansão levarão a um aumento natural de nossas necessidades energéticas. Este projeto nos prepara para o futuro, garantindo que possamos atender nossas necessidades de energia no longo prazo de forma responsável, sustentável e com redução de custos”.

O complexo Eólico Babilônia Centro ficará localizado na Bahia, Nordeste do Brasil. A localização foi escolhida devido a aspectos como fatores de carga de alta capacidade (mais de 50%) e a curta distância (23 km) para conectar-se à rede elétrica nacional. Existe, também, o potencial de expandir a capacidade do projeto adicionando mais 100 MW de energia solar. 

O projeto está atualmente em fase de licenciamento ambiental e regulatório, com obras previstas para começar ainda neste ano e comissionamento operacional em 2025. A ArcelorMittal Brasil irá assinar um contrato de compra de energia de 20 anos com a JV para o fornecimento de eletricidade. 

O projeto Babilônia é a terceira parceria estratégica de energia renovável estabelecida pela ArcelorMittal no último ano. Em março de 2022, a Empresa anunciou uma parceria com o grupo Greenko, na Índia, para desenvolver um projeto de energia ’contínuo’ com 975MW de capacidade solar e eólica. O projeto alimentará a joint venture indiana da ArcelorMittal na área siderúrgica, a AM/NS Índia, fornecendo mais de 20% de suas necessidades de eletricidade e reduzindo as emissões anuais de carbono em aproximadamente 1,5 milhão de toneladas por ano. Na Argentina, a ArcelorMittal desenvolveu uma parceria com a PCR para um projeto de capacidade solar e eólica de 130MW que atende mais de 30% das necessidades locais de energia da ArcelorMittal.

Entenda o Projeto