ArcelorMittal é líder do setor no Guia Exame de Compliance

                                 Produtora de aço venceu categoria siderurgia e metalurgia por suas boas práticas na área
A ArcelorMittal Brasil foi escolhida a empresa líder do setor de siderurgia e metalurgia pelo Guia Exame de Compliance. O prêmio foi entregue ontem (3.12), em Brasília, com a presença do ministro da Justiça Sergio Moro. 
O Guia Exame de Compliance está em sua primeira edição e foi produzido a partir de metodologia desenvolvida em parceria com a Fundação Dom Cabral e a FSB Pesquisa para avaliar e identificar os principais destaques da área. O levantamento levou em consideração sete eixos de avaliação: estruturas da área e do código de ética, uso de tecnologias, maturidade e eficiência, sistemas de combate à corrupção, processos judiciais e leniência e comunicação. 
Uma das premissas do Programa de Integridade da ArcelorMittal Brasil é manter a organização em total alinhamento com as melhores práticas de governança e compliance e, ao mesmo tempo, usar sua liderança e presença em mais de 60 países para promover o comportamento ético, justo e igualitário, dentro e fora da empresa. 
“O reconhecimento demonstra a maturidade de nosso programa de integridade, criado em 2007 e pautado nas melhores práticas internacionais e aplicável a todas as empresas do Grupo. A sua evolução é concretizada no engajamento de toda a alta administração e de seus colaboradores na disseminação da Cultura de Integridade junto aos públicos interno e externo”, aponta Benjamin Baptista Filho, presidente da ArcelorMittal Brasil.
“A empresa se sente honrada com esse importante reconhecimento, especialmente em um contexto onde a sociedade tem exigido cada vez mais transparência nas relações comerciais e as empresas estão sendo avaliadas também pela forma como os resultados são obtidos. O desenvolvimento de uma cultura de integridade é indispensável para a sustentabilidade e perenidade das organizações”, destaca Jefferson De Paula, CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM.
Três pilares
O Programa de Integridade da ArcelorMittal baseia-se nos pilares de honestidade e transparência, respeito e dignidade e exemplaridade. Além disso, a empresa possui diversas políticas e procedimentos periodicamente revisados. Alguns exemplos são Código de Conduta, Política Anticorrupção, Política de Direitos Humanos, Política Antifraude, Política Sobre Denúncia, Diretrizes para o Cumprimento das Leis de Defesa da Concorrência e Procedimento de Proteção de Dados Pessoais.
“O Programa de Integridade da ArcelorMittal Brasil vai além das políticas e procedimentos, sendo o resultado de um trabalho diário e integrado das áreas de negócio na construção de uma cultura genuína de integridade. Esse reconhecimento endossa o trabalho que vem sendo desenvolvido por mais de 10 anos e nos desafia para o futuro”, ressalta Marina Soares, Compliance Officer da ArcelorMittal Brasil.

Crédito: Filipe Santos / PhotoPress