ArcelorMittal e USP trazem especialista em construção digital ao Brasil

Arquiteto suíço Benjamin Dillenburger faz uso inovador da digitalização em 3D. Ele ministrará curso e palestra sobre novas formas de projeto e softwares                                  
A ArcelorMittal e a Universidade de São Paulo (USP) apontam para o futuro da construção civil. No dia 13 de novembro, o professor e arquiteto suíço Benjamin Dillenburger irá ministrar uma palestra sobre construção digital no auditório da Engenharia Civil, Escola Politécnica, às 8h30. Ele também irá realizar um curso de pós-graduação em construção digital para os alunos da Engenharia, de 10 a 19 de novembro.  
Dillenburger é catedrático 2019-2020 da cátedra USP-ArcelorMittal “Construindo o Amanhã”, voltada para a inovação na construção civil. O objetivo da cátedra é promover o conhecimento multidisciplinar e alavancar novas linhas de pesquisa e inovação na construção. Líder na produção de aço no mundo e patrocinadora da cátedra, a ArcelorMittal estimula projetos que proponham técnicas construtivas inovadoras, de baixo impacto ambiental e alta produtividade.
O prof. Dillenburger é pesquisador principal do Swiss National Competence Centre of Research in Digital Fabrication (NCCR DFAB). Ele leciona Tecnologias Digitais de Construção na ETH Zurique. Também foi professor assistente de Arquitetura na Universidade de Toronto, Canadá.
Ele se concentra no desenvolvimento de novos conceitos de projeto, baseados na estreita interação de métodos de projeto computacional inovador com os avanços da fabricação digital (3D) e novos materiais.  
“A parceria com a USP e a vinda do Benjamin Dillenburger reforçam a busca incessante da ArcelorMittal por inovação para encontrar as melhores soluções em aço e suas aplicações. A conexão entre empresa e universidade é muito promissora, nos possibilitando integrar prática, conhecimento e pesquisa”, afirma Jefferson De Paula, CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM.
 O convênio da ArcelorMittal com a USP para a cátedra inclui a construção do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS), um espaço para demonstrar, em condições reais de uso, a eficácia de diferentes soluções construtivas antes que sejam introduzidas ao mercado. A conclusão das obras do prédio está prevista para 2021.
“A colaboração com empresas permite multiplicar os resultados dos recursos públicos investidos nas universidades e é essencial para acelerar a geração de inovações que beneficiam a todos. A USP tem muito orgulho de merecer a confiança de empresas líderes como a ArcelorMittal”, disse Vanderley John, professor da Escola Politécnica e coordenador da parceria.