ArcelorMittal faz o primeiro investimento por meio de seu fundo de inovação XCarb ™

Na terça-feira, 8 de junho, a ArcelorMittal anunciou a conclusão de seu primeiro investimento no fundo de inovação XCarb ™ desde o lançamento da iniciativa em março de 2021. A empresa investirá inicialmente US$ 10 milhões na Heliogen, uma empresa de tecnologia de energia renovável que se concentra em 'desbloquear o poder da luz solar para substituir os combustíveis fósseis ”.
A tecnologia da Heliogen irá aproveitar a energia solar usando um campo de espelhos que atuarão como uma grande lupa para concentrar e capturar a luz solar. A luz solar será posteriormente convertida em calor (HelioHeat ™), eletricidade (HelioPower ™) ou combustíveis limpos (HelioFuel ™).
Todos os três produtos Heliogen têm o potencial de serem aplicáveis ​​ao processo de fabricação de aço e de apoiar a transição da indústria do aço para a neutralidade de carbono. HelioHeat ™, por exemplo, poderá ser usado para aumentar a temperatura do ar soprado em um alto-forno, compensando o uso de combustível fóssil. A tecnologia Heliogen também será capaz de criar hidrogênio 100% verde, que a Heliogen está trabalhando para desenvolver como seu primeiro HelioFuel ™. O hidrogênio está no centro do caminho da tecnologia Innovative-DRI da ArcelorMittal, que envolve o uso de hidrogênio em vez de gás natural como redutor na produção de ferro esponja.
Além do investimento de US$ 10 milhões, a ArcelorMittal e a Heliogen assinaram um Memorando de Entendimento que visa avaliar o potencial dos produtos da Heliogen em várias usinas da ArcelorMittal.

Comentando, Pinakin Chaubal, CTO do Grupo ArcelorMittal, disse:

“O desenvolvimento e a implantação de tecnologias disruptivas estão no centro de nossa estratégia de ação contra o aquecimento global. Embora nossos próprios esforços estejam progredindo bem, o objetivo de nosso fundo de inovação XCarb ™ é estender nosso alcance e apoiar empresas que desenvolvem tecnologias que possam nos auxiliar em nossa jornada de descarbonização. A tecnologia que a Heliogen está desenvolvendo tem potencial para fazer exatamente isso.
“Além disso, a parceria que estabelecemos com a Heliogen vai além do investimento. O Memorando que assinamos significa que estamos explorando ativamente o trabalho com eles para implantar suas tecnologias em nossas usinas produtoras de aço, aprimorando nosso programa contínuo de iniciativas de descarbonização. O estabelecimento de parcerias desse tipo tem um papel importante a desempenhar para garantir o sucesso em nossa ambição de liderar os esforços de nossa indústria para descarbonizar e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. ” 

Bill Gross, CEO e fundador da Heliogen, acrescentou:

“O futuro do nosso planeta e da civilização depende da capacidade da economia global de mudar de sua dependência de combustíveis fósseis para energia limpa e renovável. Fundamos a Heliogen para eliminar a necessidade de combustíveis fósseis em todos os setores da economia e para empoderar um futuro sustentável. Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à ArcelorMittal como investidora da empresa. ”
“Também estamos entusiasmados em começar a trabalhar com a ArcelorMittal para explorar como nossa tecnologia pode apoiar seus esforços significativos de descarbonização. A Sunlight Refinery ™ da Heliogen, que fornecerá energia livre de carbono 24 horas por dia, 7 dias por semana, na forma de calor, eletricidade ou hidrogênio em escala pela primeira vez na história, foi projetado para uso por um espectro de indústrias, incluindo aço. Juntas, a ArcelorMittal e a Heliogen podem ajudar significativamente o mundo a atingir a neutralidade de carbono. ”