ArcelorMittal fornecerá aço para o novo estádio do Atlético Mineiro

(Foto: Tearte Arquitetura 3D)
Empresa fecha parceria para fornecimento do aço que será utilizado na construção da Arena MRV

A ArcelorMittal estará presente em um dos mais ousados projetos de arquitetura em andamento no país. A maior produtora de aço brasileira foi contratada para fornecer as soluções em aço que serão utilizadas na construção da Arena MRV, o estádio do Clube Atlético Mineiro que começa a ser construído em Belo Horizonte.

A obra consumirá aproximadamente10 mil toneladas de aços longos que serão empregados nas fundações, estruturas de sustentação e nas grandes peças pré-fabricadas em concreto armado e protendido. A ArcelorMittal foi escolhida como fornecedora dos aços longos em função da qualidade e da oferta de produtos exclusivos exigidos pelo projeto.

Atualmente, a obra encontra-se na fase de preparação do terreno de 114,6 mil metros quadrados, no bairro Califórnia, na capital mineira. As entregas de aço estão previstas para começar em maio de 2020 e se darão sob demanda durante os 30 meses das obras. O aço será empregado diretamente na construção da Arena MRV, a cargo da Racional Engenharia, nos elementos pré-fabricados de concreto armado e protendido da estrutura da Arena, da esplanada e do estacionamento, que serão produzidas pela empresa Precon Pré-Fabricados, e nas estruturas metálicas da cobertura e dos pórticos das arquibancadas a serem montadas pela Codeme.

“A ArcelorMittal possui capacidade única para atender a grandes projetos. A parceria é fruto dessa conjugação de qualidade e ousadia que uma obra como a da Arena MRV requer”, destaca Henrique Morais de Almeida, VP Comercial ArcelorMittal Longos LATAM.

O estádio do Galo está entre as maiores obras de engenharia civil em andamento no país. Trata-se de uma arena multiuso, com capacidade para 46 mil espectadores, e alinhada aos conceitos mundiais mais modernos para grandes construções esportivas. O projeto, do escritório de arquitetura Farkasvölgyi, de Belo Horizonte, prevê, além das arquibancadas, 68 camarotes, dois lounges, 40 bares, 50 banheiros e estacionamento coberto com 2,5 mil vagas. A esplanada será aberta à população e contará com creche e posto de saúde públicos.

“É um orgulho representar a ArcelorMittal nesse fornecimento do aço para a construção da arena MRV, que será uma referência para o esporte em Minas Gerais e no Brasil”, ressalta Gustavo Canaan, Diretor de Vendas Corporativas ArcelorMittal Longos. 

Marcelo Lopardi, Gerente Geral de Vendas Corporativas para Construção, diz que “estamos fazendo história, unindo duas paixões ao fechar este fornecimento de aços longos para o novo estádio do Galo, comprovando que produzimos aços mais inteligentes para um mundo melhor”.

Para a obra, a ArcelorMittal fornecerá vergalhões, telas, perfis e treliças, além de cordoalhas exclusivas produzidas pela Belgo Bekaert, subsidiária da ArcelorMittal, a serem utilizadas pela Precon Pré-Fabricados nas estruturas em concreto armado e protendido (com grande resistência a tração), e que permitirão montagem dos grandes vãos livres previstos no projeto.