Entre 28 de maio e 10 de julho estarão abertas as inscrições para o ArcelorMittal Investe, que apoiará projetos de impacto social nas comunidades locais
Comprometida com o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está inserida, a ArcelorMittal lança, neste mês, o ArcelorMittal Investe – Edital de Apoio a ONGs em busca de projetos voltados para a transformação, e evolução social e econômica de comunidades dos municípios de Serra, Vila Velha, Vitória e Cariacica.
Esta é uma grande oportunidade para que as comunidades tirem do papel iniciativas que podem impactar positivamente no desenvolvimento da população. As inscrições estarão abertas entre o próximo dia 28 de maio e 10 de julho.
Podem participar projetos desenvolvidos por instituições privadas não-governamentais, sem fins lucrativos, legalmente constituídas, preferencialmente, há pelo menos dois anos (inscrição no CNPJ). As entidades interessadas devem realizar o cadastro da instituição e do projeto, gratuitamente, somente pela Internet, no site brasil.arcelormittal.com, onde estão disponíveis todas as informações sobre o Edital.
Um exemplo de projeto já apoiado em editais anteriores é o Instituto Ponte. Segundo Bartira Almeida, fundadora e presidente da entidade, a parceria tem sido fundamental para os bons resultados que a instituição tem alcançado.
“Desde que iniciamos essa colaboração, em 2016, o apoio da ArcelorMittal tem sido um pilar importante para nosso propósito de sermos uma ponte para a ascensão social em uma geração, por meio da educação de qualidade, para jovens em vulnerabilidade social. Um valioso apoio que vai além de recursos financeiros, pois também inclui capacitações importantes que ajudaram a fortalecer a nossa instituição. Graças a essa parceria, conseguimos expandir nosso alcance para oito estados brasileiros, impactando diretamente a vida de 279 alunos, incluindo 100 universitários. Essa colaboração é um exemplo claro de como empresas e instituições podem trabalhar juntas para criar um futuro melhor e mais justo para todos", afirmou.
Para ter acesso a oportunidades transformadoras como esta, os projetos devem se enquadrar em uma das seguintes linhas de atuação: Desenvolvimento Comunitário, Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente. O apoio financeiro da ArcelorMittal aos projetos selecionados será de até R$ 120 mil (para projetos de instituições com experiência comprovada) e até R$ 50 mil (para instituições iniciantes na execução de projetos financiados por empresas privadas), com início do apoio em janeiro de 2025 e possibilidade de renovação por mais 24 meses.
Os projetos serão avaliados com base em critérios como clareza sobre o problema social, atividades propostas, resultados qualitativos e quantitativos, além da equipe técnica encarregada. O Edital está disponível aqui e as inscrições podem ser feitas pelo site da ArcelorMittal Brasil.
“A ArcelorMittal é uma empresa que segue a estratégia trabalhar em rede, interligando os di-versos atores e agentes da sociedade. E o fortalecimento dessa rede, na nossa visão, é de-terminante para garantir a sustentabilidade de forma contínua e perene, em todas as dimen-sões: social, econômica, ambiental, política, cultural e espiritual. O Programa ArcelorMittal Investe, de apoio às ONGs, está alinhado à nossa responsabilidade social, buscando promover a transformação e o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atuamos. E mostra que a ArcelorMittal entra de corpo e alma nos projetos, atuando lado a lado com essas institui-ções, desde o auxílio para a inscrição no edital, até a conclusão do apoio”, explica João Bosco Reis da Silva, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais.
Além do apoio financeiro, a ArcelorMittal oferece todo o suporte necessário para o cumprimento das metas, padrões e exigências previstas no contrato de patrocínio, tais como treinamento sobre prestação de contas no padrão da empresa, apoio técnico, dentre outros.
Linhas de atuação:
Desenvolvimento Comunitário: promove evolução social, aumento de renda, emprego e benefícios sociais. Foco em infraestrutura e desenvolvimento sustentável.
Educação: melhora a qualidade de vida através da educação. Foco em desempenho escolar, redução da evasão e atividades extracurriculares.
Saúde: apoia iniciativas de saúde e bem-estar em parceria com instituições para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.
Cultura: difunde manifestações artísticas e culturais, beneficiando grupos vulneráveis e promovendo mudanças sociais.
Esporte: usa o esporte para promover mudanças sociais, reduzindo conflitos, drogas, criminalidade e violência em grupos vulneráveis.
Meio Ambiente: promove o uso consciente dos recursos naturais e estilos de vida sustentáveis para preservar o meio ambiente.
Cronograma:
• Confira o edital aqui.
• Cadastro da instituição e do projeto – de 28 de maio a 10 de julho por meio do site ArcelorMittal Brasil.
• Análises dos projetos – junho a dezembro de 2024
• Divulgação dos resultados – dezembro 2024, no site brasil.arcelormittal.com.