ArcelorMittal lança o primeiro produto XCarb© da América Latina

O vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb©, primeiro produto para a construção civil produzido a partir de matéria-prima reciclada e energia renovável certificada com baixa pegada de carbono, está sendo produzido nas plantas de Piracicaba (SP) e Resende (RJ)

A ArcelorMittal, líder de aços no Brasil, lança o primeiro vergalhão XCarb© e reforça o seu pioneirismo na América Latina. O vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb©, primeiro produto produzido pela empresa com 100% de material metálico reciclado e 100% de energia renovável com baixa pegada de carbono, cerca de 50% a menos na comparação com o vergalhão atual. A nova solução está sendo desenvolvida nas plantas de Piracicaba (SP) e Resende (RJ) - destinada ao setor da construção civil – e foi apresentada durante a Concrete Show 2022 (um dos principais encontros da cadeia da construção civil do país).  

“A ArcelorMittal está comprometida em liderar a descarbonização na indústria do aço. A empresa acompanha de perto os desafios do desenvolvimento sustentável, investindo em soluções inovadoras e ecoeficientes visando a aplicação direta na construção civil, com foco no cliente e alinhado com as principais tendências globais. Nossa diretriz é investir continuamente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer às pessoas e ao planeta produtos tecnicamente diferenciados cada vez mais eficientes e, consequentemente, que gerem menos custos e menor impacto ambiental”, explica Marcelo Marino, Vice-Presidente Comercial e Metálicos da ArcelorMittal Aços Longos.  

Pensado para diversos segmentos da construção civil, com destaque para o setor de infraestrutura, construções prediais, industriais e comerciais, as primeiras 175 toneladas do vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb© foram entregues no início do mês. A solução está sendo utilizado pela Tegra Incorporadora, cliente da empresa e um dos grandes parceiros nos desenvolvimentos de soluções em aço, na construção do empreendimento misto Ária Higienópolis, em São Paulo. O prédio terá 27 andares e demandará cerca de 740t de aço. “Para a entrega serão utilizados caminhões movidos a gás natural veicular (GNV). Esse tipo de transporte já vem sendo testado nas nossas operações, pois já temos clientes também preocupados com as emissões de poluentes em toda a sua cadeia. Essa é uma tendência que vem sendo cada vez mais valorizada”, completa Marino. A ArcelorMittal assumiu o compromisso de redução de 25% das emissões específicas de CO2 até 2030 e prevê investir US$ 10 bilhões até o final desta década.  

Os resultados do novo vergalhão estão sendo gerenciados e analisados pelas áreas de pesquisa e desenvolvimento Global da ArcelorMittal, a fim de obter as declarações ambientais do Vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb©. “Além do novo produto corresponder a um aço com controles especiais, qualidade assegurada e alto valor agregado por meio de sua ecoeficiência, a iniciativa reforça o compromisso da ArcelorMittal com a sustentabilidade e oferece aos clientes mais uma solução inovadora e orientada para o presente e futuro do setor da construção nacional”, aponta Antonio Paulo Pereira Filho, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Produtos – Construção Civil ArcelorMittal Aços Longos.  

O XCarb© é um programa global da ArcelorMittal, lançado em 2021, que visa reunir todos os esforços e investimentos do Grupo com a missão de reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na cadeia do aço. “O vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb© é o primeiro produto da ArcelorMittal Brasil, que garante a redução das emissões de CO2 em comparação com o vergalhão tradicional. A homologação do desenvolvimento ocorre por intermédio das declarações ambientais de produto. As DAPs asseguram as informações com total transparência para os clientes e mercado, destacando a emissão de CO2 nas condições atuais de produção e condições XCarb© com 100% de matéria-prima metálica reciclada na composição e 100% de energia renovável na produção”, destaca Pereira. 

Sobre a ArcelorMittal - Líder no mercado global de aços, o Grupo ArcelorMittal está presente em cerca de 60 países e tem como propósito criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. No Brasil, a empresa tem unidades industriais em seis estados (ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além de unidades comerciais distribuídas em todo o país, compondo uma força de trabalho de cerca de 16 mil empregados. As plantas têm capacidade de produção anual de 12,5 milhões de toneladas de aços bruto e de 7 milhões de toneladas de minério de ferro. A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas de eucalipto) e tecnologia da informação.