Considerado o maior festival de
jabuticaba do Brasil, o evento será realizado em Sabará, de 15 a 17 de novembro
e contará com patrocínio da empresa
Prestes a completar 103 anos de atuação no país, com sua primeira unidade localizada em Sabará (MG), a ArcelorMittal, líder global e maior produtora de aço no Brasil, será patrocinadora do 38º Festival da Jabuticaba. A empresa estará presente com atrações interativas e culturais durante o evento, que será realizado de 15 a 17 de novembro no Centro Histórico de Sabará.
O festival, tombado como Patrimônio Histórico Cultural em 2008, destaca a jabuticaba como patrimônio imaterial da cidade. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal e pela Associação de Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará (Asprodejas), e contará com uma variedade de atividades culturais e gastronômicas, celebrando as tradições locais. Os organizadores esperam atrair cerca de 100 mil visitantes, entre moradores e turistas.
Durante o evento, os visitantes do estande da ArcelorMittal poderão aproveitar um lounge com informações sobre o portfólio de produtos de aço oferecido pela empresa e sobre a atuação da companhia na região, incluindo as ações realizadas pela Fundação ArcelorMittal. Além disso, o espaço também contará com uma atração interativa que garante diversão para crianças e adultos.
Já no domingo (17/11), às 16h, toda a família, especialmente a criançada, poderá curtir uma programação especial promovida pela Fundação ArcelorMittal. Como parte do projeto Diversão em Cena — o maior programa de formação de público para teatro infantil no Brasil — o grupo Manacá da Serra apresenta “No Pezinho de Manacá”, um espetáculo musical que celebra a música infantil brasileira com clássicos do forró e canções regionais. O evento acontecerá no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda.
O diretor das unidades de Trefilaria da ArcelorMittal, Lucas Bahia, explica que Sabará é o berço da história da empresa no Brasil, tornando o patrocínio do festival ainda mais significativo. “A ArcelorMittal tem muito orgulho em patrocinar pela primeira vez o Festival da Jabuticaba, um evento tão emblemático para Sabará e para nossa trajetória. Foi em Sabará que iniciamos nossas operações no país, em dezembro de 1921. Apoiar esse evento cultural é uma forma de reforçar nossos laços com a cidade e valorizar suas tradições, celebrando, junto com a comunidade, a riqueza cultural e histórica que nos une há mais de um século”.
História da ArcelorMittal em Sabará
A unidade de Sabará é a mais antiga do grupo ArcelorMittal no Brasil, com uma história que começou em 11 de dezembro de 1921, quando a Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira foi fundada na cidade. Em 1925, a usina tornou-se a primeira siderúrgica integrada da América do Sul e abriu caminho para o crescimento da empresa. A unidade de Sabará foi sede da companhia até os anos 1930.
Atualmente, a unidade produz barras trefiladas usadas em peças automotivas como barras de direção e estabilizadoras, além de componentes industriais, consolidando-se como fornecedora de produtos de alto valor agregado.
Serviço
Festival da Jabuticaba de Sabará
Data: 15, 16 e 17 de novembro
Local: Centro Histórico de Sabará
Evento aberto ao público
Diversão em Cena - Manacá da Serra apresenta “No pezinho de Manacá”
Data e horário: 17 de novembro, às 16h
Local: Centro Cultural José da Costa Sepúlveda - Rua Luís Cassiano, 60, Centro - Sabará (MG)
Evento aberto ao público
Sobre a ArcelorMittal - Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, RJ, SC, CE, BA, SP e MS), além de unidades de distribuição e serviços em todo o país. É a única empresa do setor do aço no Brasil a contar com a certificação ResponsibleSteel. As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro e atende as indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, naval, dentre outras. A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.