ArcelorMittal Mineração Serra Azul adota medidas devido ao Coronavírus

Empresa estabeleceu protocolos de conduta e higiene e pôs fim às atividades que gerassem aglomeração ou contato físico entre empregados
Em função da pandemia do Coronavírus, a ArcelorMittal Mineração Serra Azul implementou uma série de medidas para reduzir os riscos de contaminação de seus empregados e, consequentemente, das famílias e comunidades do entorno da unidade.
A companhia adotou medidas de isolamento social para os empregados cujas funções possam ser exercidas remotamente, implementando trabalho remoto (home office). Empregados que pertençam a grupos de risco, como aqueles com mais de 60 anos ou que tenham alguma doença crônica, como asma ou diabetes também estão em casa.
A mineração é considerada “atividade essencial” à sociedade pelo Ministério de Minas e Energia, e por isso não pode parar, já que alimenta uma extensa cadeia de indústrias estratégicas e insumos presentes em equipamentos médicos, respiradores, camas hospitalares, bisturis e medicações.
Para manutenção da cadeia de abastecimento, a empresa estabeleceu uma série de medidas preventivas no ambiente e nas rotinas de trabalho com o objetivo de evitar aglomerações, contato físico ou aproximações que coloquem a saúde em risco a saúde dos empregados que mantém suas atividades operacionais.
Dentre as diversas medidas adotadas é possível mencionar a ampliação do horário de atendimento dos restaurantes com limitação de empregados presentes ao mesmo tempo e distanciamento de assentos; o aumento da frota de ônibus para circulação com metade da ocupação normal; a medição de temperatura e averiguação do estado geral de saúde dos empregados; a instalação de dispensers de álcool em gel em todas as áreas comuns; o fornecimento de máscaras, luvas e equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos etc.
A empresa também suspendeu eventos externos, internos e atividades com grande aglomeração de pessoas e cancelou viagens a trabalho para evitar deslocamentos desnecessários, priorizando a realização de reuniões virtuais.
Além disso, campanhas internas orientativas têm sido compartilhadas com todos os empregados, com foco na conscientização e higienização adequada possibilitando a divulgação de boas práticas e propogação do conhecimento pelos próprios empregados no ambiente familiar.
O cumprimento de todos os requisitos exigidos para enfrentar a pandemia foi devidamente comprovado às autoridades quando, no último dia 27 de março, representantes da Secretaria de Saúde de Itatiaiuçu e da Vigilância Sanitária estiveram na unidade e puderam constatar que todas as medidas implementadas que cumprem e vão além das recomendações dos órgãos de saúde pública nacional.