Concrete Show 2022: ArcelorMittal leva pré-lançamento XCarb™, soluções sob medida em aço e tecnologia para a construção civil

Case do Vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb™, primeiro produto ArcelorMittal da América Latina produzido com alto percentual de material reciclado e 100% de energia renovável com baixa pegada de carbono, é um dos destaques. Palestras, experiências tecnológicas e de educação (Mestre ArcelorMittal e Parceiro da Construção) são atrações da produtora de aço no evento

A ArcelorMittal, líder de aços no Brasil, participa de mais uma edição da Concrete Show (um dos principais encontros da cadeia da construção civil do país), de 9 a 11 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista. Na edição 2022, a companhia apresenta o case do primeiro produto XCarb™ da América Latina, o Vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb™, produzido a partir de matéria-prima reciclada e energia renovável com baixa pegada de carbono. 

“A ArcelorMittal vem acompanhando de perto os desafios do desenvolvimento sustentável, investindo em soluções inovadoras, pioneiras e ecoeficientes visando a aplicação direta na construção civil, com foco do cliente e alinhado com as principais tendências globais. Nossa diretriz é investir continuamente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer às pessoas e ao planeta produtos tecnicamente diferenciados cada vez mais eficientes e, consequentemente, que gerem menos custos e menor impacto ambiental”, explica Marcelo Marino, Vice-Presidente Comercial e Metálicos da ArcelorMittal Aços Longos. 

O projeto-piloto do vergalhão – que está em desenvolvimento – conta com a participação ativa da Tegra Incorporadora, cliente da empresa e um dos grandes parceiros nos desenvolvimentos de soluções em aço, e que irá utilizá-lo na construção do empreendimento misto Ária Higienópolis, em São Paulo. O prédio terá 27 andares e demandará cerca de 850t de aço. 

A produção do novo vergalhão conta com um time especializado além da atuação direta da liderança Comercial, Estratégia/ESG, Sustentabilidade, Tecnologia e Industrial com as unidades de Piracicaba (SP) e Resende (RJ). Os resultados estão sendo gerenciados e analisados pelas áreas de pesquisa e desenvolvimento Global da ArcelorMittal, a fim da obtenção das declarações ambientais do Vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb™. “Além do novo produto corresponder a um aço com controles especiais, qualidade assegurada e alto valor agregado, a iniciativa reforça o compromisso da ArcelorMittal com a sustentabilidade, e oferece aos clientes um produto totalmente inovador orientado para o presente e futuro do setor da construção civil nacional”, aponta Antonio Paulo Pereira Filho, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Produtos – Construção Civil ArcelorMittal Aços Longos. 

O XCarb™ é um programa global da ArcelorMittal, lançado em 2021, que visa reunir todos os esforços e investimentos do Grupo com a missão de reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na cadeia do aço. “O vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb é o primeiro do mercado nacional a garantir a redução das emissões de CO2 em comparação com o vergalhão tradicional por meio de declarações ambientais de produto que asseguram as informações com total transparência, destacando a emissão de CO2 nas condições atuais de produção e condições XCarb™ com 100% de matéria prima reciclada na composição e 100% de energia renovável na produção”, destaca Pereira. 

Especialistas e parceiros da empresa são também palestrantes em painéis e mesas-redondas e no debate acerca do aço e suas diversas aplicações na construção civil. No dia 10 de agosto, às 17 horas, o tema da palestra será “XCarb - Aços especiais com baixa pegada de carbono”, com a participação do parceiro cliente Tegra Incorporadora. Os avanços da inovação aberta e da conexão com startups, por meio do Açolab (primeiro hub de inovação em aço do mundo), também ganham espaço na feira.  

Parceiro da Construção - No dia 10 de agosto, às 15 horas, em palestra na Arena 120 Ideias, a ArcelorMittal com o parceiro o Saint-Gobain (líder mundial em soluções para o mercado de construção leve e sustentável) apresentam o Parceiro da Construção ao mercado. Por meio da união de suas expertises na construção civil, as empresas acionistas igualitárias pretendem multiplicar a capacitação de profissionais em um setor que vem se mostrando muito promissor. 

“É uma demonstração clara da aposta no desenvolvimento do país e com o olhar acurado para reduzir os gaps educacionais do setor por meio da geração de conteúdos acessíveis e inclusão digital de toda a cadeia”, avalia Marcelo Marino. O modelo de negócios do Parceiro da Construção é inovador: uma plataforma que promove interações entre os mais diversos atores do segmento da construção civil, tais como fabricantes, revendedores, engenheiros, arquitetos, instaladores, pedreiros, pintores e demais profissionais especializados.  A expectativa é de que o portal siga crescendo nos próximos anos e atinja mais profissionais do setor. 

Em 2022, o Parceiro da Construção espera expandir ainda mais sua gama de conteúdos educacionais, além de preparar o lançamento de outros produtos digitais inovadores, voltados ao mercado da construção e ferramentas para apoiar o dia a dia dos profissionais da área e consumidores finais. “Ampliação da comunidade, da base de conteúdos e dos serviços fazem parte dos objetivos da plataforma neste ano”, comenta Roberto Hentzy, CEO do Parceiro da Construção. 

Caminhão Mestre ArcelorMittal - O caminhão-escola do programa de capacitação itinerante Mestre ArcelorMittal estará presente na Concrete Show.  A programação na feira marca o lançamento da temporada 2022, que volta a acontecer de forma presencial. Na quarta-feira, dia 10 de agosto, de 17h30 às 19h, ocorre um curso (no formato pocket) sobre técnicas de Construção Civil, ministrado por Rangel Lage. O treinamento é gratuito e vai disponibilizar certificado após conclusão. Outros cursos serão aplicados pelo time de especialistas da ArcelorMittal no caminhão, sem necessidade de inscrição prévia.  

Sobre a programação completa da Concrete Show 2022, acesse o site  .