Feicon 2024: ArcelorMittal leva XCarb® soluções sob medida em aço e tecnologia para a construção civil

Vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb®, primeiro produto da empresa na América Latina com baixa pegada de carbono, e experiências interativas são algumas das atrações do estande da líder em aços, que também irá contar com participação da Belgo Arames
O mercado da construção civil no Brasil e no mundo tem buscado obras mais produtivas, sustentáveis, com menor desperdício de material e soluções customizadas e concentradas no desempenho. A ArcelorMittal, maior produtora de aço no Brasil e líder mundial, está atenta à tendência e focada em sistemas construtivos inteligentes para atender às necessidades dos clientes. A empresa irá mostrar seu amplo portfólio de produtos, soluções e serviços durante a Feicon 2024, a mais completa feira do setor de construção civil e arquitetura da América Latina, que ocorre entre os dias 02 e 05.04, no São Paulo Expo, na capital paulista.
“A ArcelorMittal vem acompanhando de perto os desafios do desenvolvimento sustentável, investindo em soluções inovadoras, pioneiras e ecoeficientes visando a aplicação direta na construção civil, com foco do cliente e alinhado com as principais tendências globais. Nossa diretriz é investir continuamente em pesquisa para oferecer às pessoas e ao planeta produtos tecnicamente diferenciados cada vez mais eficientes e, consequentemente, que gerem menos custos e menor impacto ambiental”, explica Everton Negresiolo, Vice- Presidente Comercial e Metálicos Aços Longos Brasil da ArcelorMittal.
Estande especial com experiência interativa - O visitante terá disponível – em 280 m² – uma experiência completa com as soluções em aço da ArcelorMittal, que atendem a todos os tipos de construção. Elas estarão distribuídas em setores classificados por temas: Edifícios Residenciais e Corporativos (Predial), Infraestrutura, Galpões e Pré-fabricados (Industrial) e Construir e Reformar (Autoconstrução). Em totens, será possível acessar o portfólio guiado, novidade desenvolvida pela produtora de aço para apresentar, em um só lugar, todos os produtos e serviços disponíveis voltados para a construção civil.
“A iniciativa permite que os visitantes possam inserir informações da sua obra e lá mesmo receber indicações de produtos e soluções conforme o tipo de projeto e uma estimativa de consumo das soluções necessárias antes ou no início do projeto”, destaca Paula Couri, diretora de Marketing e Produtos da ArcelorMittal Aços Longos Brasil.
Além da apresentação de soluções em aço como vergalhões de alta performance, formas incorporadas, telas soldadas especiais, estruturas armadas e o amplo portfólio para autoconstrução, estarão presentes especialistas da companhia e representantes do ecossistema da construção civil, incluindo a Cátedra Construindo o Amanhã, convênio entre a ArcelorMittal e a USP, e a startup Engenharia Inovação, criada em parceria com a Impacto.
Também será possível conhecer mais sobre a atuação da empresa, uma das líderes mundiais em reciclagem de sucata metálica, para aumentar a utilização da matéria-prima em seus processos – estratégia fundamental para possibilitar a descarbonização da produção de aço – e sobre a metodologia Steligence®, que tem como objetivo dar suporte a projetos inovadores, rentáveis e sustentáveis com foco do cliente. Com ela, é possível analisar o ciclo de vida das construções e utilizar uma série de indicadores para uma avaliação comparativa entre um projeto de referência e soluções alternativas, visando benefícios baseados nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
O espaço também contará com a participação da Belgo Arames, que irá expor suas principais soluções para a construção civil, como a linha de cercamento urbano, as fibras de aço para reforço de concreto, cordoalhas protendidas e seus mais recentes lançamentos: a Belgo Blend, uma união de fibras de aço 3D e microfibras de polipropileno especiais; e o gabião easyworks, primeiro produzido em território nacional com malha soldada e painéis modulares.
ArcelorMittal 50 S XCarb® - A empresa tem evoluído na consolidação e aprimoramento do desenvolvimento de produtos de alta qualidade, exclusivos e diferenciados. O vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb® é um deles. Trata-se do primeiro produto da empresa – produzido na América Latina – com utilização de 100% de material reciclado e 100% de energia renovável na sua produção, garantindo a redução das emissões de CO 2 (redução da ordem de 60% das emissões, escopos 1, 2 e 3) em comparação com o vergalhão tradicional da empresa.
A solução pioneira ecoeficiente foi lançada pela produtora de aço em 2022 e, desde então, com sua ampliação no mercado, vem passando por importantes avanços em sua aplicação, principalmente nas áreas de construção predial, industrial, comercial e de infraestrutura. O vergalhão está sendo produzido nas unidades industriais de Piracicaba (SP) e Resende (RJ).
O vergalhão ArcelorMittal 50 S - AR, aço de alta resistência mecânica com limite de escoamento mínimo de 700 MPA (40% mais resistente que o vergalhão padrão CA50/S), é outra solução em destaque no evento. Seu desenvolvimento também é pioneiro no Brasil e conta com a parceria da Cátedra Construindo o Amanhã.
“O desenvolvimento contínuo das soluções em aço para a construção tem como objetivo gerar ganhos ambientais e econômicos para os clientes, impulsionando o setor por meio da produtividade, racionalização e industrialização. O relacionamento comercial e o suporte técnico são uma forma de buscarmos a melhor aplicação dos nossos produtos e serviços, com foco do cliente, qualidade ArcelorMittal e soluções de engenharia”, completa Negresiolo. 
Futuro Sustentável - A ArcelorMittal reservou ainda espaço para destacar a sua experiência com a inovação aberta. Com cerca de 25 mil conexões, o Açolab, laboratório de inovação pioneiro no segmento, participará juntamente com startups com foco no setor da construção civil (Modularis, Agilean e Housi) e gestão de resíduos (Vertown).
As empresas tiveram investimento para aceleração realizado pelo Açolab Ventures, fundo de gestão da produtora de aço. Criado em 2021, o fundo de Corporate Venture Capital (CVC) vai investir mais de R$ 100 milhões em startups e pequenas e médias empresas inovadoras.
Sobre a ArcelorMittal - Maior produtora de aço do Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 150 mil empregados, sendo 17 mil no Brasil, e atende a clientes em 155 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. A empresa tem unidades industriais em sete estados (CE, ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além de unidades de distribuição e serviços em todo o país, sendo a única do setor no Brasil a contar com a certificação ResponsibleSteel. As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 8,5 milhões de toneladas de minério de ferro e de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto, com aplicação nas indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil e naval, dentre outras. A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas renováveis de eucalipto) e tecnologia da informação. Em 2021 a ArcelorMittal criou o Açolab Ventures, que é um fundo de Corporate Venture Capital (CVC) de R$ 110 milhões para as startups que proponham soluções relacionadas à construção civil, experiência do cliente, matérias-primas, canais de venda, logística, produtividade, redução de custo, produtos alternativos ao aço, eficiência ambiental, entre outras.