Fiemg, UFMG e ArcelorMittal distribuem álcool glicerinado a instituições sociais

                                              Cerca de dois mil litros do produto serão doados semanalmente
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a ArcelorMittal firmaram parceria para a produção e distribuição de álcool glicerinado 70 por cento. A substância - produzida no Centro de Inovação e Tecnologia do Senai (CIT Senai), localizado no bairro Horto, na capital mineira - está sendo enviada a diversas instituições envolvidas no combate à pandemia do coronavírus no estado. Em abril, já foram doados 1,6 mil litros ao Hospital Margarida, em João Monlevade. Na próxima semana, prefeituras da área de atuação da BioFlorestas, unidade de negócio da ArcelorMittal, vão ser beneficiadas.   
Ao longo do mês de junho, serão distribuídos pela produtora de aço cerca de dois mil litros de álcool glicerinado 70 por cento a diferentes instituições e hospitais. A Abertta Saúde - associação que atende os empregados e dependentes da ArcelorMittal - é a responsável pelo recebimento das demandas, triagem e direcionamento às entidades. A ArcelorMittal contribui com a logística de entrega do produto. 
Segundo José Luciano Pereira, gerente de Inovação CIT Senai, a montagem e a produção do material estão bem coordenadas. “A parceria com a UFMG e a expertise alcançada permitiram a criação da planta-piloto. É bom ressaltar que o produto passa por teste de qualidade antes de sair do laboratório”, explica Pereira. As vantagens do álcool glicerinado 70 por cento é que ele tem efeito sanitizador igual ou acima do álcool gel e facilidade de aplicação por ser líquido.
Cerca de 20 alunos voluntários da pós-graduação do Departamento de Química da UFMG e profissionais do CIT Senai participam da ação. “É o momento de unirmos os esforços e trabalharmos colaborativamente. Buscamos apoiar iniciativas que ajudem a sociedade a enfrentar esse momento difícil”, afirma Joaquim Burrel, gerente-geral de Desenvolvimento de Produtos e Serviços da ArcelorMittal Aços Longos Brasil. 
A expectativa do CIT Senai é que a produção alcance 50 mil litros. O insumo de 10 mil litros de álcool é repassado, periodicamente, pela Siamig, sindicato que reúne as usinas de açúcar, etanol e bioeletricidade.