Fundação ArcelorMittal entrega brinquedoteca à escola vencedora do Prêmio Liga STEAM 2023

Projeto “S.O.S Guamium”, da Escola Municipal Professora Ada Buselli Neme, levou a cidade ao lugar mais alto do pódio

A cidade de Piracicaba (SP) foi destaque no Prêmio Liga STEAM 2023, com a Escola Municipal Professora Ada Buselli Neme sendo a vencedora na categoria Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como reconhecimento, a instituição foi premiada com uma brinquedoteca completa, equipada com computadores para pesquisa e controle de acervo, mobiliário, decoração, um televisor, software de empréstimo de livros e 500 livros infantis. A entrega do espaço foi realizada na quinta-feira (28/11) e contou com a presença de Luis Augusto Arruda Penteado, diretor da Unidade da ArcelorMittal de Piracicaba, além de representantes do poder público, educadores e estudantes da região.

Promovido pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, o Prêmio Liga STEAM incentiva o desenvolvimento de projetos STEAM nas escolas brasileiras. Essa abordagem pedagógica é muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido e desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia.

Em 2023, o tema do Prêmio foi “8 bilhões de motivos para mudar o presente. Sua contribuição para o planeta começa em sua comunidade”. O projeto “S.O.S Guamium”, do 2º ano da Escola Municipal Professora Ada Buselli Neme, levou a cidade ao lugar mais alto do pódio falando sobre o desassoreamento do rio Guamium.

Fernanda Grisotto, diretora da escola, descreve o reconhecimento como uma das emoções mais marcantes de sua trajetória e destaca que o resultado coroa o trabalho realizado diariamente na instituição. "Parcerias como a da Fundação ArcelorMittal são fundamentais para a educação, pois representam um grande incentivo. Muitas crianças não têm a oportunidade de frequentar uma biblioteca, e contar com um espaço como este dentro da escola onde estudam é verdadeiramente transformador", afirma.

Para o diretor da unidade de Piracicaba da ArcelorMittal, Luis Augusto de Arruda Penteado, com equipamentos de ponta à disposição, os jovens poderão desenvolver habilidades e competências essenciais para sua formação. "A Fundação ArcelorMittal, com 36 anos de atuação em apoio a causas sociais, é reconhecida como uma das principais incentivadoras da abordagem STEAM no Brasil. A entrega deste espaço em Piracicaba reafirma nosso compromisso com a formação de cidadãos capacitados para os desafios do futuro e com o desenvolvimento local. Esperamos que ele inspire crianças, educadores e toda a comunidade escolar a inovar, colaborar e aprender juntos."

O Prêmio Liga STEAM 2023 selecionou 50 projetos de Educação Infantil, 50 de Ensino Fundamental e 50 de Ensino Médio, totalizando 150 iniciativas de 18 estados mais o Distrito Federal. Os projetos são coordenados por professores da rede pública e desenvolvidos por seus alunos para resolver questões relevantes em suas comunidades.

Sobre a Liga STEAM

Criada em 2022, a Liga STEAM é a nossa resposta para os desafios da educação brasileira, que sofre com um déficit na qualidade do ensino, no acesso e na formação de professores. Uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, e é amplamente difundida em diversos países do mundo, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido.  Implementada por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a estratégia busca desenvolver nos estudantes de toda a educação básica, habilidades e competências que conectam os aprendizados em sala de aula com desafios reais da sociedade.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal há 35 anos, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.