Pacientes notificados com sintomas de Coronavírus serão testados em Itaúna

     Parceria entre Sindimei, Fundação ArcelorMittal e Belgo Bekaert oferecerá 50 testes rápidos semanais gratuitos a partir desta quarta-feira
A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu mais um importante apoio no enfrentamento ao Coronavírus na cidade. O Sindimei (Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna), juntamente com a Fundação ArcelorMittal e a Belgo Bekaert, oferecerão testes rápidos gratuitos a pacientes notificados que apresentarem sintomas da Covid-19. Serão 50 atendimentos deste tipo por semana, realizados em dia único, divididos entre manhã e tarde. A testagem terá início nesta quarta-feira, 10/06, a partir das 8h, no Edifício Sindimei, localizado à Rua Godofredo Gonçalves, número 316, no Centro. 
O Sindimei, representando as empresas associadas, a Fundação ArcelorMittal e a Belgo Bekaert fizeram a aquisição dos kits junto ao Sesi (Serviço Social da Indústria). A Secretaria Municipal de Saúde cuidará do encaminhamento das pessoas para os procedimentos. Os testes rápidos consistem na retirada de sangue do paciente (furo no dedo e análise do soro) e a detecção da presença de dois tipos de anticorpos, o IgM e o IgG. A coleta de material para exame acontece normalmente após 8 dias da notificação dos sintomas vinculados à doença. 

Para o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, “a batalha contra o Coronavírus é consenso entre todos nós, seja do setor público ou privado. O objetivo é trabalharmos juntos para minimizar qualquer impacto causado pela pandemia. Todos aqueles que se dispuserem em ajudar serão bem-vindos. Nosso muito obrigado a esta grande rede de parceiros que temos formado nos últimos dias”, destaca.

O Presidente do Sindimei, Cristiano de Faria Soares, destaca que a ação só foi possível ser articulada em função do apoio das empresas associadas à entidade, além da contrapartida recebida por campanha da Fundação ArcelorMittal, Belgo Bekaert e seus empregados. Ele destaca que “o Sindimei exerce importante papel social no município e os testes rápidos em massa serão fundamentais para traçar um panorama mais fidedigno no combate ao Covid-19”.