Joint venture formada entre ArcelorMittal e Tekno vai implementar nova fábrica para a produção de telhas e painéis termoisolantes
O município de Araquari, localizado no litoral Norte de Santa Catarina, sediará o novo investimento da Perfilor - joint venture formada entre a ArcelorMittal e a Tekno - da ordem de R$ 100 milhões. As obras para a construção da nova fábrica, que produzirá telhas e painéis termoisolantes, se iniciaram no mês de abril e a previsão é que o início da operação ocorra no 1º trimestre de 2025. A empresa já possui uma fábrica em Lorena, no interior de São Paulo.
“A implementação da nova unidade é estratégica para a empresa e se trata da expansão geográfica com uma operação na região Sul, para atender segmentos da construção com coberturas termoisolantes para obras industriais e comerciais, como também câmaras frias e salas limpas para o agronegócio e indústria farmacêutica”, explica Eduardo Zanotti, Vice-Presidente Comercial da ArcelorMittal Aços Planos para América Latina.
De acordo com o executivo, há mais de uma década, o mercado de telhas e painéis termoisolantes cresce entre 5% e 7% ao ano. “Apostamos no crescimento deste mercado no Brasil e queremos continuar crescendo com esta nova unidade aproveitando a experiência que temos neste segmento na Europa”, completa Zanotti.
Mercado e empregos - A fábrica vai abastecer - principalmente - o Sul do País. As soluções são voltadas para o setor da construção civil. Cerca de 100 empregos temporários vão ser gerados durante as obras na unidade. Após a conclusão e a entrada de operação, a perspectiva é chegar a 80 colaboradores.
A unidade será abastecida por bobinas galvanizadas provenientes da unidade Vega da ArcelorMittal, localizada em São Francisco do Sul, SC e pré-pintada na Tekno. A nova unidade está localizada às margens da BR-101 e possui 40 mil m² e a área construída será de aproximadamente 7 mil m².