Unidade da ArcelorMittal em João Monlevade/MG obtém certificação de acordo com padrão ResponsibleSteel

Reconhecimento indica que a planta siderúrgica atendeu os critérios de produção sustentável de aço estabelecidos por iniciativa global 

A unidade da ArcelorMittal, localizada em João Monlevade (MG), recebeu um importante reconhecimento internacional na área de sustentabilidade. A planta industrial, que completou 87 anos de atividades, teve suas operações certificadas de acordo com padrão ResponsibleSteel, uma iniciativa global de normalização e certificação que trabalha para maximizar a produção responsável de aço.   
Durante um ano, a Unidade passou por um rigoroso processo de auditoria conduzido pela DNV (Det Norske Veritas). A avaliação incluiu o levantamento de informações detalhadas sobre as práticas sustentáveis desenvolvidas pela planta industrial, trabalho de campo para compilação de indicadores e entrevistas com os stakeholders e lideranças da empresa. “Esta conquista demonstra que o aço foi produzido de maneira responsável em todas as etapas na unidade de Monlevade – desde o recebimento da matéria-prima até a entrega de soluções para o mercado. Além disso, reforça o fato de que a ArcelorMittal tem as melhores práticas de sustentabilidade no mundo”, afirma Fabiano Castelli, Diretor de Operações da unidade de Monlevade da ArcelorMittal. 
Os auditores da DNV Brasil visitaram todas as instalações da Unidade de Monlevade para avaliar as operações e processos segundo os princípios do ResponsibleSteel. Eles também interagiram com os empregados, terceiros, representantes da Câmara Municipal e de projetos sociais, líderes da comunidade, entre outros. “A certificação ResponsibleSteel é uma das mais complexas a serem conquistadas. Ela avalia os padrões de Governança, desde os processos de descarbonização até o respeito aos direitos humano, comunidades locais e empregados, desde a segurança dos empregados e processos até o uso responsável de recursos naturais”, explica Cristeli. 
Segundo ele, algumas práticas da usina de Monlevade foram elogiadas pela DNV. “O plano diretor de Biodiversidade, a alta taxa recirculação de água, que é de 98,77% e os treinamentos nas políticas conduta e anticorrupção para fornecedores tiveram destaque. O combate ao trabalho infantil, a formação de equipe de voluntários e apoio a projetos sociais na região, como o Acordes, de ensino de música erudita para crianças e jovens, são outras ações que receberam boas notas no relatório”, revela. As metas da empresa de contar com 25% de mulheres em cargos de liderança até 2030 e de neutralidade em carbono até 2050 também ganharam atenção dos auditores.
Para Annie Heaton, CEO do ResponsibleSteel, “esta é uma realização empolgante e que está sendo trabalhada há um longo tempo. É um reflexo da dedicação e do trabalho árduo da unidade de Monlevade da ArcelorMittal para garantir que estejam atendendo aos mais altos padrões de produção responsável de aço. Além de alcançar a neutralidade de emissões de carbono até 2050, eles também estabeleceram um compromisso intermediário de reduzir em 10% as emissões dos escopos 1 e 2 até 2030. Tiveram também muito cuidado em atender as necessidades dos empregados e da comunidade local e de implementar práticas que protejam o ambiente natural ao seu redor”. 
O relatório da equipe de auditoria teve a revisão de um painel independente antes de ser emitido. O certificado da unidade de Monlevade tem validade de três anos e é o segundo obtido por uma operação da companhia no Brasil. A unidade de Tubarão foi certificada em março de 2022. O objetivo da ArcelorMittal é certificar todas as usinas no Brasil até dezembro de 2023.
Sobre a ResponsibleSteel – É uma organização internacional sem fins lucrativos e que possui diversos stakeholders como seus associados. Empresas de todas as partes da cadeia de suprimentos de aço, grupos da sociedade civil, associações e outras organizações com interesse em uma indústria siderúrgica sustentável, de qualquer parte do mundo, são bem-vindos a participar. O objetivo da ResponsibleSteel é maximizar a contribuição do aço para um mundo sustentável. Sua missão é ser uma força motriz na produção social e ambientalmente responsável de aço com emissão zero de carbono líquido, globalmente, ao propiciar um fórum multissetorial para construir a confiança e alcançar consenso; desenvolver normas, certificação e ferramentas relacionadas; impulsionar mudanças positivas através do reconhecimento e uso de aço responsável. O padrão ResponsibleSteel foi criado para dar suporte à produção responsável de aço. Para mais informações sobre a ResponsibleSteel, visite o website: https://www.responsiblesteel.org/.
O padrão ResponsibleSteel – Considera 12 princípios ambientais, sociais e de governança. São eles: Liderança Corporativa; Sistemas de Gestão Social, Ambiental e de Governança; Saúde e Segurança Ocupacional e Comunitária; Direitos do Trabalho; Direitos Humanos; Comunidades Locais; Engajamento das Partes Interessadas (stakeholders) e Comunicação; Mudanças climáticas e Emissões de Gases de Efeito Estufa; Ruído, Emissões, Efluentes e Resíduos; Recursos Hídricos; Biodiversidade e Descomissionamento e Encerramento de Operações.
Raio-x das operações em João Monlevade (MG) - Fundada em 1937, a planta industrial de Monlevade é a única fabricante brasileira de aço utilizado para a produção de cordoalhas aplicadas na fabricação de pneus (steelcord). A usina produz aços longos com características especiais para fabricação de autopeças como barras para amortecedores, molas helicoidais, fixadores, lã de aço, cabos e soldas. O aço da planta industrial está em três de cada quatro pneus utilizados no Brasil.