ArcelorMittal promove evento no Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, na unidade de Barra Mansa

A produtora de aço realiza evento no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência na próxima quinta-feira (21.09), na planta industrial de Barra Mansa. A empresa vai destacar ações de inclusão para pessoas com deficiência. A palestrante Nathalia Santos - que já foi considerada uma das mulheres negras mais influentes do país pela revista Vogue - é uma das atrações do evento. A comunicadora ganhou notoriedade por mostrar sua rotina e desconstruir estigmas em torno das pessoas com deficiência visual.
“É o primeiro evento do programa de diversidade e inclusão a ser realizado em uma das unidades industriais da empresa. O nosso objetivo é fortalecer ainda mais os temas, conscientizando as pessoas e valorizando as iniciativas e boas práticas locais. Temos a expectativa de atingir mais de 400 pessoas com o evento”, conta Pedro Borges, especialista em Diversidade & Inclusão da
ArcelorMittal.

Uma das iniciativas da ArcelorMittal de destaque foi a instalação de totem de libras na área operacional de Resende. Desenvolvido pela própria equipe da unidade, o equipamento permite que empregados(as) surdos(as) contem com uma comunicação mais eficaz e humanizada. Basta clicar nas palavras disponíveis no totem - que incluem desde palavras do dia a dia até termos técnicos – e acompanhar os vídeos, gravados pelos próprios colegas, ensinando a língua brasileira de sinais.

Outra ação da empresa é voltada para as lojas do varejo. Elas estão sendo reformadas para oferecer a clientes e empregados um ambiente mais acessível e inclusivo. Um exemplo é o espaço de Aricanduva, na capital paulista. A loja possui vagas acessíveis, piso tátil e antiderrapante (tanto em áreas internas como externas), banheiro acessível, corrimãos e portas com sinalização em
braile, balcões de atendimento com nova configuração para atendimento a pessoas cadeirantes, poltronas adaptadas para pessoas obesas, além de diversos outros tipos de sinalizações. Os estabelecimentos de Belo Horizonte e Guarulhos também estão sendo readaptadas e vão reinaugurados ainda este ano.