ArcelorMittal Tubarão e Archademy lançam desafio para arquitetos e designers de interiores capixabas

Interessados têm até 11 de maio para se candidatar a uma das 25 vagas para a disputa. O prêmio é um espaço na CASACOR Espírito Santo 2022.

 

A ArcelorMittal Tubarão e a construtech brasileira Archademy abriram inscrições para arquitetos e designers participarem de um desafio: a maratona de criatividade Archathon. A disputa, promovida pela Archademy, é um marco do setor de arquitetura e design brasileiro.

 

Nesta edição inédita, o prêmio é um ambiente na mostra capixaba CASACOR 2022. Podem participar equipes com, pelo menos, um profissional formado nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores ou Design de Produto. Os participantes serão selecionados por seus portfólios para a concepção e desenvolvimento de solução arquitetônica em aço para a ArcelorMittal. A divulgação dos 25 escritórios classificados será no dia 13 de maio e a dinâmica do concurso será híbrida.

 

Na primeira etapa, 100% on-line, os grupos receberão o desafio de desenvolver um projeto utilizando os produtos da ArcelorMittal, numa fase que terá presença de Mentores, profissionais renomados do mercado, responsáveis pela curadoria dos finalistas. Heliomar Venâncio já é um dos nomes confirmados.

 

Os selecionados apresentarão suas propostas em um evento presencial na sede da ArcelorMittal Tubarão, em Serra, e a equipe vencedora ganhará um ambiente na maior mostra de arquitetura e design de interiores do Estado, a CASACOR Espírito Santo que, neste ano, será realizada no 38° Batalhão de Infantaria, na Prainha, em Vila Velha.

 

O grande diferencial do ambiente premiado em relação aos demais da mostra é que o projeto não será desmontado. Ele ficará como instalação permanente no local mesmo depois de terminada a CASACOR Espírito Santo, tornando-se, assim, a oportunidade de assinar um grande projeto que será deixado de legado arquitetônico para a sociedade.

 

As propostas da maratona Archathon são revelar talentos, promover networking e criar conexões entre a classe profissional e grandes marcas do segmento. “Nosso objetivo é oferecer um ambiente que permita experimentação, aprendizado, liberdade criativa e dinâmicas que propiciem a troca de experiências, conteúdos práticos e vivência aos participantes no desenvolvimento de novas soluções de interiores, de forma colaborativa e inovadora, considerando as demandas de uso do espaço da atual sociedade”, explica Anna Rafaela, Diretora de Comunicação da construtech.

 

Já a ArcelorMittal assina sua primeira edição no evento com desafios dedicados ao universo do aço. De acordo com o Vice-Presidente Comercial da empresa, Eduardo Zanotti, essa será uma oportunidade para a empresa estreitar ainda mais sua relação com os profissionais da área de arquitetura e design, e ainda conhecer soluções inovadoras. “Nossa expectativa é de que as ideias sugeridas com aplicações em aço sejam diferenciadas, inteligentes e sustentáveis, e que possam vir a se tornar negócios no futuro”, afirmou.

 

Segundo Rita Rocio Tristão, diretora da CASACOR Espírito Santo, o aço é um material que está sendo cada vez mais utilizado na construção civil, sendo o mais indicado para obras de intervenção em edifícios históricos, como o Forte. Neste, será executado um projeto que trará mais conforto e segurança a todos que visitarem o futuro “Centro Cultural São Francisco Xavier”, legado a ser deixado pela parceria entre as empresas. “O prêmio Archathon, promovido pela Archademy, complementa toda essa história, pois envolve jovens talentos das áreas de arquitetura e design de interiores, que muitas vezes não têm oportunidade de mostrar seu trabalho. Esses profissionais poderão participar da CASACOR e deixar sua assinatura em um ambiente permanente, dentro de um dos mais importantes monumentos históricos do Estado do Espírito Santo, o Forte São Francisco Xavier”, destaca Rita.

 

Vale ressaltar que o Archathon é um projeto que já ocorreu em diversas cidades brasileiras, envolvendo empresas do porte do Google, mas que nasceu no Espírito Santo, um produto genuinamente capixaba que teve como primeiro prêmio um ambiente assinado na CASACOR 2016, e desde então, apresenta ao mercado talentos das áreas de arquitetura e design. As inscrições devem ser feitas até 11 de maio, custam R$ 99,00 (noventa e nove reais) e devem ser feitas no site www.archademy.com.br/archathon/archathonarcelormittal O valor arrecadado será revertido integralmente para um projeto social.

 

Estão confirmados até o momento como jurados para esta edição Rita Tristão, Diretora da CASACOR Espírito Santo, e da ArcelorMittal Tubarão, Alexandre Gama, Gerente de Desenvolvimento da Construção, e Jennifer Oliva Coronel, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais.

 

Sobre a archa.company

A archa.company é o primeiro e o maior Market Network de Arquitetura e Design de Interiores do Brasil. Por meio de sua plataforma Archademy, capacita arquitetos com conteúdos especializados, fomenta transações em seus centros de negócios, possibilita o gerenciamento de projetos e oferece crédito para a realização de projetos.

 

Hoje conta com mais de 60 mil Arquitetos e Designers de Interiores, o que representa 30% do mercado brasileiro. A startup, fundada em 2016, já acelerou a consolidação de mais de 1.500 escritórios desde sua criação. A construtech investe também na captação de clientes para serem disputados através de concorrência entre os escritórios que fazem parte da sua comunidade e oferece um serviço de concierge para especificação de mobiliário de alto padrão, por meio da sua Store.

 

Sobre a ArcelorMittal Tubarão

Com capacidade de produção anual de 7,5 milhões de toneladas de aço em placas e bobinas a quente, emprega diretamente cerca de 5 mil pessoas e mais de 5 mil indiretamente e atende ao segmento de aços planos produzindo placas, bobinas a quente, laminados a frio e galvanizados, comercializados nos mercados interno e externo. A empresa é a maior produtora brasileira de aços planos laminados; possui indicadores de Saúde e Segurança que estão entre os melhores do mundo, com taxa média de frequência da ordem de 0,6, incluindo empregados diretos e indiretos; é autossuficiente em energia elétrica, desde 1998, a partir do aproveitamento de gases do processo produtivo e sem consumir óleo combustível externo para geração de energia; possui um dos menores índices de consumo industrial de água doce do Brasil, devido aos sistemas que garantem taxas de recirculação em torno de 97% e inaugurou, recentemente, a maior planta de dessalinização de água do mar do Brasil e a primeira do Grupo ArcelorMittal no mundo. Com investimento de R$ 50 milhões, o projeto tem o objetivo de aumentar a segurança hídrica da empresa e do Espírito Santo, reduzindo o consumo de água doce para fins industriais.

 

Sobre a CASACOR Espírito Santo

A 26ª edição da CASACOR Espírito Santo será realizada no 38° Batalhão de Infantaria, localizado na Prainha, em Vila Velha onde já foi palco da 16ª edição, em 2006, e 16 anos depois recebe novamente o evento, marcado para o período de 21 de setembro a 20 de novembro de 2022. Desde 1996, a CASACOR Espírito Santo reúne o melhor das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo no Estado.


O tema proposto para a CASACOR deste ano é “Infinito Particular”. Para a diretora da mostra, Rita Rocio Tristão, o tema é um convite a refletir sobre um novo morar, que prioriza o equilíbrio, o bem-estar físico e mental dos moradores, em casas absolutamente biográficas. “A realidade pós confinamento exige ambientes que tragam bem-estar em uma permanência prolongada e que influenciam positivamente a saúde física e mental de quem nela permanece e se desenvolve enquanto pessoa”, destacou. Para 2022 a mostra prevê em torno de 40 ambientes projetados por um seleto time de profissionais entre os já consagrados no mercado e jovens talentos da área de arquitetura, design de interiores e paisagismo. O projeto compreende uma área extensa do 38º BI, que envolve três imóveis: o Forte São Francisco Xavier da Barra, o Hotel de Trânsito e parte do Pavilhão de Comando do 38º BI. O projeto vai conectar as edificações ao mar e explorar a variedade de paisagens, com ambientes arrojados e atuais.

 

SERVIÇO

26ª CASACOR Espírito Santo 2022

Data: 21 de setembro a 20 de novembro de 2022

Local: 38º Batalhão de Infantaria - Praia de Piratininga, s/n - Prainha, Vila Velha