Carros em miniatura capixabas participam de campeonato mundial, na Inglaterra

Pela primeira vez no Estado, carros em miniatura criados por uma equipe capixaba participarão de um campeonato mundial da categoria. O evento será em junho, na Inglaterra, e as peças estão sendo produzidas pelos Pocadores Racing Team, equipe do Sesi de Jardim da Penha, patrocinada pela ArcelorMittal Tubarão. 
O torneio mundial será de 04 a 08, com apresentações online e protótipos em miniatura de todo o mundo, em corridas transmitidas ao vivo pelo Youtube. 
A participação no evento inglês foi conquistada após o grupo capixaba ficar com a segunda colocação geral no F1 In School, competição nacional automobilística oficializada pela própria Fórmula 1, realizada em março do ano passado, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.
“Conseguimos uma vaga para disputar o mundial como a equipe colaborativa brasileira, ou seja, juntamos três integrantes da nossa equipe com mais três de uma equipe grega e temos a missão de montar uma nova equipe do zero com eles, criando um nome, logo, identidade, etc.”, explicou Bruno de Castro, professor de Robótica do SESI Jardim da Penha e responsável pelo grupo.
A equipe Pocadores é formada por seis estudantes, com idades entre 13 e 17 anos. Mais do que ser um projeto divertido, as propostas da equipe vão muito além. “Temos como objetivo simular uma verdadeira empresa, capacitando o aluno para praticar habilidades que o preparem para o mercado de trabalho como engenharia, a partir da produção de uma miniatura de um carrinho de fórmula 1. Trabalhamos com softwares 3D, túneis de vento, contato com o ambiente industrial, desenhos técnicos, dentre outros, além de marketing e design gráfico, com foco na imagem e visibilidade da equipe, e gestão, que engloba metodologias de organização financeira e de produção”, afirmou Castro. 
A ArcelorMittal Tubarão forneceu os equipamentos para o grupo fazer a usinagem dos seus próprios carros sendo que, futuramente, a ideia é que os alunos façam esse trabalho utilizando uma máquina modeladora 3D e uma impressa 3D próprios, a serem fornecidos pela companhia.
Saiba mais
O “F1 In Schools” é um evento que tem como objetivo estimular o empreendedorismo jovem, a partir da criação de microempresas, a utilização de recursos tecnológicos e o desenvolvimento de marca, nome, logotipo, cores, identidade visual da equipe, além de criar planos de negócios e de marketing, patrocínio e estratégias em mídias sociais. Sua proposta é promover uma liga que simule os desafios profissionais de uma corrida de carros, desde a criação da escuderia até a competição na pista. O detalhe fica por conta do tamanho dos modelos, que são reduzidos.