Boas práticas para preservação de recursos hídricos são celebradas pela ArcelorMittal Vega no Dia Nacional do Mar (12/10)

Fonte de vida, a água também é essencial na produção de aço. Por isso, cada gota que entra e sai da ArcelorMittal Vega é tratada com o mais absoluto zelo. Além de preservar e aproveitar integralmente a água captada para a realização dos processos industriais, a empresa também trata seus efluentes a partir de modernos sistemas que garantem a sua qualidade até serem enviados ao emissário submarino, localizado na Praia Grande, em São Francisco do Sul.
Cerca de 98 por cento da água captada pela empresa, em uma fonte distinta do abastecimento dos moradores do município, é recirculada, prática que fez com que o volume de água consumido no condomínio industrial se mantivesse o mesmo após ampliações na fábrica. O aprimoramento de medidas de economia ao longo dos 17 anos de operação só é possível graças à gestão eficiente e cada vez mais focada em buscar alternativas para reuso e novas fontes de recursos hídricos.
Os efluentes também são tratados em uma estação própria e devolvidos ao mar de forma limpa e segura. A qualidade é garantida através do monitoramento ecotoxicológico contínuo realizado no emissário. O controle é feito por meio de elementos vivos, como mariscos, algas e bactérias, que servem como bioindicadores de qualidade ambiental. Livre de qualquer substância que agrida o meio ambiente, a qualidade do efluente que volta à natureza é fiscalizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Para conhecer mais detalhes sobre as boas práticas de preservação e recirculação de água na ArcelorMittal Vega no Dia Nacional do Mar (12/10), assista a um vídeo especial disponível no canal da ArcelorMittal Brasil, no Youtube. A produção audiovisual acompanha o caminho percorrido pela água na unidade, destacando as principais iniciativas. Acesse o vídeo pelo endereço https://www.youtube.com/watch?v=HtDNpCsdx1M