ArcelorMittal esclarece reclassificação de barragem

A ArcelorMittal esclarece que, em virtude de nova resolução da Agência Nacional de Mineração (ANM), o nível de emergência da barragem da Mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu (MG), foi alterado para 3. A mudança ocorreu devido a ajustes nos critérios da ANM para determinação do nível de emergência de barragens de mineração.

É importante ressaltar que a reclassificação em nada muda as condições de segurança da barragem de Serra Azul, que permanecem inalteradas desde o acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), em fevereiro de 2019. A estrutura não apresenta risco de ruptura iminente e não há exigência de novas medidas ou ações adicionais de segurança. A reclassificação, portanto, se dá em estrito cumprimento do novo critério legal estabelecido pela ANM. A barragem está desativada desde 2012 e o monitoramento da estrutura é realizado 24 horas por dia, com atualizações diárias à ANM.

A empresa destaca que, desde 2019, optou por adotar, preventivamente, medidas de segurança superiores às exigidas pela legislação da época tendo, inclusive, promovido a realocação preventiva da comunidade na Zona de Autossalvamento (ZAS), de modo a garantir total segurança das pessoas. O processo de reparação e indenização das famílias atingidas está em curso, em conformidade com o Termo de Acordo Complementar (TAC) assinado com o Ministério Público (MP) e comunidade.

A empresa continua comprometida com soluções conjuntas e efetivas para todas as questões atreladas ao acionamento do PAEBM.