Atividade contou com grande participação dos empregados que realizam atividades de manutenção na Zona de Autossalvamento
A Defesa Civil de Itatiaiuçu e a ArcelorMittal realizaram na última quarta-feira, 19 de março, o exercício simulado de emergência da Barragem de Rejeitos Serra Azul, pertencente à ArcelorMittal, localizada em Itatiaiuçu. A atividade integra o escopo de Avaliação de Conformidade e Operacionalidade (ACO) do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da estrutura, prevista na Resolução N° 95/2022, da Agência Nacional de Mineração (ANM).
O exercício simulou uma situação de emergência de nível 3. Houve o acionamento das sete sirenes que compõem o sistema de alerta na Zona de Autossalvamento (ZAS) e a evacuação das equipes de trabalho que atuam nas obras de construção da Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) e nas atividades de preservação e manutenção da ZAS, além da população transeunte. O simulado também testou os procedimentos de bloqueio de vias a partir dos 13 postos de controle operacionalizados pela empresa.
Mais de 120 pessoas, entre empregados e população transeunte, se deslocaram pelas rotas de fuga até os 28 pontos de encontro pré-definidos.
“A execução do simulado foi bem feita, refletindo semanas de planejamento detalhado e uma colaboração eficaz entre todas as partes envolvidas. As simulações realistas proporcionaram uma valiosa experiência prática, permitindo a identificação de pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias. Este exercício não apenas reforçou nossa confiança nas medidas de segurança existentes, mas também nos forneceu dados importantes para aperfeiçoar ainda mais nosso Plano de Ação de Emergência”, disse Carlos Trindade, Coordenador do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração.
Importante ressaltar que não há nenhuma alteração nos níveis de segurança da estrutura. Essa é uma atividade de prevenção e cuidado com trabalhadores e comunidades que visa o fortalecimento da cultura de segurança na região.
Sobre a realização dos exercícios simulados
Os exercícios simulados têm o objetivo de testar os procedimentos previstos no plano de emergência, treinar as equipes responsáveis pelas ações de resposta, bem como as pessoas e comunidades expostas ao risco, além de identificar falhas e oportunidades de melhorias.