Desenvolvimento

As práticas de Gestão de Pessoas da ArcelorMittal são capazes de proporcionar aos empregados diferentes caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional, mantendo sempre o alinhamento à estratégia do negócio, aos valores da organização e à cultura do aprendizado contínuo.

Conheça algumas dessas práticas:

A carreira na ArcelorMittal é construída com base em resultados e planos de desenvolvimento.

Os sistemas de avaliação de desempenho são ferramentas utilizadas para acompanhar e mensurar a evolução dos profissionais de acordo com os desafios e as categorias profissionais às quais pertencem.

Para os profissionais de nível superior o grupo ArcelorMittal utiliza o programa GEDP (Global Employee Development Program). Através da avaliação da performance e do potencial, esse programa conecta as diretrizes estratégicas do negócio com as áreas e seus profissionais, proporcionando a otimização dos resultados, o aperfeiçoamento contínuo dos indivíduos, a meritocracia e as boas práticas de gestão.

A empresa possui também um sólido processo de planejamento sucessório para garantir a continuidade do negócio, através do mapeamento de posições e profissionais chave, capazes de assumir desafios e se desenvolverem continuamente frente às novas oportunidades de carreira que se abrem.

A Estrutura de Competências da ArcelorMittal define os conhecimentos, as habilidades e atitudes chave, necessários aos nossos profissionais para que obtenham sucesso frente aos desafios do negócio. A estrutura é usada para guiar os empregados na busca de conhecimento especializado, bem como para avaliar o desempenho de modo mais eficaz. Faz parte ainda de um processo estruturado para identificar potencialidades e lacunas nas habilidades, assim como orientar a construção dos planos de desenvolvimento, promover a capacidade individual e o desempenho de sucesso. Ao todo temos 10 competências.

A ArcelorMittal se preocupa com a qualidade do ambiente de trabalho e por isso busca constantemente monitorar e aperfeiçoar suas práticas e políticas internas. Para isso, a empresa estimula seus empregados a participarem de pesquisas de Clima e grupos focais que debatem o tema e estabelecem um diálogo aberto para o levantamento de propostas e sugestões de melhoria. As ideias são transformadas em planos de ação e acompanhadas ao longo do ano.

A partir de diagnósticos internos a ArcelorMittal criou uma Proposta de Valor para o Empregado (Employee Value Proposition - EmVP), com a promessa FAÇA SEU MUNDO.

A iniciativa potencializa a capacidade de atração, retenção e valorização dos profissionais, englobando um conjunto de benefícios e oportunidades, além do fortalecimento do senso de orgulho e pertencimento à empresa.

O conceito da promessa FAÇA SEU MUNDO se baseia em quatro mensagens centrais:

Tecido da vida: satisfação ao realizar um trabalho do qual todas as pessoas e comunidades dependem, agora e no futuro através do Aço.

Orientação para a excelência: refere-se às oportunidades de desenvolvimento e demais benefícios envolvidos ao se trabalhar para uma empresa líder de mercado.

Iniciativa: maior autonomia no dia a dia de trabalho e maior visão de futuro no longo prazo.

Ombro a ombro: satisfação ao trabalhar com profissionais qualificados e que sabem atuar em equipe.