A ArcelorMittal valoriza a diversidade como fonte de novas perspectivas para os negócios e promove um ambiente de trabalho inclusivo, no qual todas as pessoas têm as mesmas oportunidades de desenvolvimento humano e profissional. Para manter esse ambiente sadio e estimulante, que revele a originalidade e o talento dos empregados e empregadas, a ArcelorMittal adota uma Política de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), que reforça o compromisso de pavimentar um caminho de mais respeito dentro da organização.
Em 2019, com a constituição do Comitê de DE&I, a empresa iniciou o desenho efetivo de um programa que apoia a definição da estratégia, a fixação de métricas e KPIs, bem como a revisão de políticas, plano tático e mensuração.
Em 2020, a ArcelorMittal assumiu compromissos com quatro grandes entidades, que deram origem às ações específicas e transversais que os Grupos de Afinidade estão trabalhando continuamente. No mesmo ano, a empresa aderiu ao ONU Mulheres e lançou a meta de ter em seu quadro funcional 25% de mulheres em posição de liderança até 2030.
Com foco em ações transversais, a ArcelorMittal realizou pela primeira vez o Censo LGBTQIA+ anônimo, para mapear a dimensão e distribuição do público LGBTQIA+, aderiu à TransEmpregos, maior e mais antigo projeto de empregabilidade de pessoas trans o país e realizou o recadastramento de empregados e empregadas, com o objetivo de entender melhor o perfil de cada e assim traçar ações e medidas mais efetivas. E ainda, para fortalecer o tema e dar celeridade às ações, foram criadas áreas dedicadas de DE&I nos segmentos da empresa.
Grupos de Afinidade
O principal objetivo do Grupo de Afinidade de Raça e Etnia da ArcelorMittal Brasil é garantir um ambiente profissional de identidade e respeito a todas as pessoas, independentemente de sua raça, bem como promover ações que permitam o acesso e o crescimento profissional de representantes da comunidade negra, em nível de equidade com os demais.
A equidade de gênero na ArcelorMittal Brasil busca as mesmas oportunidades na sociedade para homens e todas as mulheres e o fim da violência e discriminação contra elas. Questiona a histórica divisão de trabalho e social por gênero e busca equalizar as oportunidades entre todas as pessoas.
Mais do que proporcionar um debate aberto sobre o tema, o objetivo do Grupo de Afinidade LGBTQIA+ na ArcelorMittal Brasil é criar um ambiente de trabalho livre de preconceito e intolerância, valorizando a autenticidade e o acolhimento de todas as pessoas.
O Grupo de Afinidade de Pessoas com Deficiência tem como objetivo estruturar estratégias e propor ações com foco na melhoria da experiência do empregado, proporcionando um ambiente de trabalho igualitário, seguro e com qualidade de vida, no qual o profissional possa ser reconhecido e valorizado por sua performance, bem como para que possa se sentir orgulhoso e realizados profissionalmente. Para tanto, o núcleo gestor do Grupo de Afinidade procura engajar seus voluntários e aliados, composto por empregados com ou sem deficiência, em eventos que possibilitem a troca de informações e experiências desses empregados, com vistas a reunir subsídios necessários à definição dessas estratégias e iniciativas. Todas essas iniciativas são, então, validadas pelo Comitê Gestor do Programa de D&I para implementação na empresa.
Nossa Jornada
Adesões
Com a assinatura do termo, a ArcelorMittal Brasil assume o compromisso de seguir os sete princípios de empoderamento feminino: estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero no mais alto nível; tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho; garantir saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens na empresa; promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento; promover igualdade de gênero por meio do ativismo social e documentar e publicar progressos da empresa nesta área.
Data de adesão – 04 de março de 2020
Ao aderir ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a ArcelorMittal Brasil assume os “10 Compromissos” propostos pelo Fórum para a promoção dos direitos LGBTI+. Os três primeiros deles são o compromisso da presidência e dos executivos com o respeito e a promoção dos direitos LGBTI+; a promoção da igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+; e a promoção de um ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+ (a íntegra dos 10 Compromissos pode ser lida em https://www.forumempresaslgbt.com/10-compromissos).
Data de adesão – 24 de junho de 2020
Com a associação à Rede, a ArcelorMittal reforça seu compromisso com o respeito e a valorização das pessoas em suas individualidades e a busca por um local de trabalho cada vez mais justo, diverso e inclusivo. A parceria com a REIS permitirá uma série de benefícios, dentre eles, a adesão ao Pacto pela Inclusão, documento endossado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com cinco compromissos.
Data de adesão – 23 de setembro de 2020
A Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero é um fórum permanente de promoção da diversidade no mercado de trabalho, mantido pelo Instituto Ethos, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e o Institute for Human Rights and Business (IHRB), com o apoio do Movimento Mulher 360 e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Tem como objetivo ser um espaço de debate, troca de experiências e estímulo à implementação e ao aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais, em um esforço coletivo para se promover a inclusão e a diversidade nas organizações.
Data de adesão – 20 de novembro de 2020
Vídeos
Notícias
-
ArcelorMittal promove evento no Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, na unidade de Barra Mansa
-
Equidade de gênero no setor do aço: passos lentos, mas firmes
-
Força feminina em crescimento na ArcelorMittal
-
ArcelorMittal inaugura primeira loja inclusiva
-
ArcelorMittal Brasil anuncia parceria com a TransEmpregos no Mês do Orgulho LGBTI+
-
ArcelorMittal adere à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero
-
ArcelorMittal vence categoria regional do Prêmio Aberje 2020
-
ArcelorMittal Brasil assina filiação à Rede Empresarial de Inclusão Social
-
ArcelorMittal Brasil adere ao Fórum LGBTI+
-
ArcelorMittal adere aos princípios de empoderamento feminino da ONU Mulheres
O que dizem por aí...
Erick Bispo Torres
Primeiro VP negro da
ArcelorMittal Brasil e padrinho do Grupo de Afinidade de Diversidade Racial
"A ArcelorMittal é uma empresa feita de pessoas e acertou muito quando lançou o Programa de Diversidade & Inclusão em junho/2019. Estudos científicos comprovam que os ambientes diversos trazem mais vantagem competitiva, pois estimulam a inovação, a reflexão e diferentes formas de enxergar um problema, criando mais oportunidades de acertar na sua resolução. Desde o início, tem sido surpreendente a adesão dos empregados ao programa."
Mariana Santos
Técnica de inovação e Transformação do Negócio e Líder do Grupo de Afinidade de Pessoa com Deficiência
"O programa tem despertado muito
entusiasmo entre os voluntários. Estamos trabalhando o empoderamento das
pessoas com deficiência para que elas acreditem em si mesmas. Buscamos melhorar
questões de acessibilidade, tanto a estrutura física quanto materiais e sistemas,
e queremos fazer com que a empresa seja mais inclusiva para todos os
empregados."
Tatiana Nolasco
Diretora de negócio da
ArcelorMittal Sul Fluminense e primeira mulher a assumir uma diretoria
industrial da ArcelorMittal no Brasil e América Latina
"O Programa de Diversidade & Inclusão é um marco na empresa e na luta pela equidade de gênero. No começo da minha carreira, era uma das únicas mulheres e a mais nova de todas as reuniões, treinamentos e fóruns de que participava. Não era comum ver mulheres em posição de liderança, mas isso tem se tornado cada vez mais comum, e programas como esses são essenciais para tornar a empresa mais plural e igualitária."