ArcelorMittal Vega

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA), certificado pela ISO 14001 norteia todas as ações da
ArcelorMittal Vega e está alinhado com as 10 diretrizes sustentáveis do Grupo ArcelorMittal.

A empresa vai além do solicitado pela legislação e investe continuamente em novas tecnologias e inovação. Isso, aliado à forte conscientização e comprometimento dos empregados e das empresas parceiras, faz com que a ArcelorMittal Vega mantenha excelentes resultados na sua Gestão Ambiental.

  • Gestão Hídrica

    A gestão consciente do uso da água é um dos pilares do trabalho desenvolvido pela área de Meio Ambiente da ArcelorMittal Vega. Desde a implantação, a empresa dobrou sua capacidade produtiva, sem aumentar o consumo de água, com investimentos em equipamentos de alta tecnologia para tratamento da água. Isso garante a manutenção do índice de recirculação e reutilização em cerca de 98%.

    Um dos destaques é a Estação de Tratamento de Efluentes que realiza tratamentos físico-químico, biológico e de desinfecção do efluente com Ultra Violeta, sem a geração de resíduos químicos.

    Além disso, para avaliar a eficácia do tratamento realizado, a empresa faz o monitoramento ecotoxicológico dos seus efluentes tratados, tanto na estação, como no entorno do difusor do emissário submarino, na Praia Grande. Este monitoramento faz uso de elementos vivos como mariscos, algas e bactérias, que servem como bioindicadores.

  • Gestão de Resíduos

    Todos os resíduos gerados na unidade, decorrentes do processo produtivo ou não, são gerenciados desde a geração até à disposição final. Essa prática, além de atender à legislação ambiental vigente, procura garantir que o resíduo tenha um destino mais nobre, direcionando as ações da empresa à redução da geração, reciclagem, recuperação e coprocessamento.

    Por meio desta política de valorização de resíduos, que conta com trabalhos de mapeamento e avaliações constantes de seus processos, a unidade consegue reaproveitar quase a totalidade de seus resíduos, enviando uma quantidade mínima a aterros sanitários ou industriais.

  • Gestão Atmosférica

    Para a ArcelorMittal Vega, o monitoramento das emissões das chaminés é uma forma de avaliar tanto a eficiência de nossos equipamentos e processos, quanto o desempenho ambiental propriamente dito. Além do monitoramento das emissões de chaminé, também são acompanhadas as emissões de todos os veículos a diesel que circulam no parque fabril, sejam estes próprios ou de terceiros.

    A qualidade do ar é outro aspecto de grande importância monitorado pela empresa, visto que esta impacta, tanto na vida da comunidade local, como na biodiversidade existente. Por esta razão, a empresa possui duas unidades de monitoramento, estrategicamente distribuídas no parque fabril, onde são monitorados os parâmetros: material particulado, SO2 e NO2.

  • Biodiversidade

    Por meio do Monitoramento da Biodiversidade, a ArcelorMittal Vega avalia o desenvolvimento das diversas espécies de animais e vegetais existentes em seu entorno, característicos ou não da Mata Atlântica. O objetivo é avaliar o impacto das atividades humanas sobre o meio natural, a fim de minimizar a sua ocorrência, harmonizando a relação homem natureza.