Gestão Hídrica

As unidades de Aços Longos da ArcelorMittal Brasil, de acordo com a diretriz do Grupo, buscam constantemente formas de aprimorar a gestão de recursos hídricos. Atualmente, há investimentos em estudos para analisar fontes alternativas para captação (água subterrânea, água de chuva e utilização de águas de reúso). Ao mesmo tempo, estão sendo desenvolvidos projetos para redução do consumo e ampliação da recirculação da água.

Outro ponto considerado essencial na governança hídrica é o conhecimento do contexto local no qual cada unidade está inserida. Nesse caso, a participação ativa e construtiva de representantes da ArcelorMittal Brasil nos comitês de bacias hidrográficas federais e estaduais auxilia na identificação de tendências legislativas, abrindo oportunidades para estar sempre presente nos debates sobre os principais problemas locais. As unidades de Aços Longos da ArcelorMittal Brasil participam dos comitês das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ – SP), Rio Paraíba do Sul (MG e RJ), Rio Pará e Rio das Velhas (MG), entre outros.

Com o objetivo de garantir a disponibilidade dos recursos hídricos para as operações da ArcelorMittal Brasil em curto, médio e longo prazo, todas as unidades da ArcelorMittal Brasil implantaram ou estão implantando um Plano Diretor de Águas (PDA), específico de acordo com a unidade e sua operação.

Em geral, os PDAs são constituídos por três eixos de ação: busca de fontes alternativas, uso eficiente da água e representação institucional. No primeiro eixo destacam-se a captação de água subterrânea e estudos para utilização de águas de Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Já no segundo eixo, além de ações de gestão, foram realizados investimentos para o aumento da recirculação e estudos de P&D para identificar oportunidades de otimização do uso. As ações institucionais ocorrem na participação de fóruns representativos, compromissos públicos e estímulo de produção de água nas bacias hidrográficas.

Em 2018, a estratégia de implantação dos PDAs garantiu à ArcelorMittal Brasil a primeira colocação no Steelie Awards, premiação anual da World Steel Association, na categoria Excelência em Sustentabilidade.