A unidade investe continuamente em novas tecnologias, buscando antecipar-se às demandas da sociedade e manter-se como referência na indústria mundial de aço. Historicamente, as emissões de todos os tipos têm se mantido em níveis inferiores aos permitidos pela legislação brasileira e europeia.
Entre os mecanismos de controle de material particulado está o Cinturão Verde, com mais de 2,6 milhões de árvores, formando uma barreira natural que evita a dispersão de partículas das áreas internas. Vale destacar, ainda, o Gas Cleaning Bag Filter, um sistema de filtro de mangas, instalado em 2018 junto aos precipitadores eletrostáticos já existentes, para realizar a limpeza do gás da sinterização por meio da retenção física das partículas. Trata-se de tecnologia apontada pela Comunidade Europeia como a melhor disponível no mundo para essa finalidade.
Em relação ao monitoramento, a unidade conta com um sistema que acompanha as emissões em todas as fontes fixas internas. Os dados deste monitoramento contínuo podem ser acompanhados pelos órgãos ambientais e pela sociedade online.
Taxa de Emissão Específica de Material Particulado (Kg/t aço) x Produção Anual de Aço Bruto
Taxa de Emissão Específica de Dióxido de Enxôfre (SO2) e Óxidos de Nitrogênio (NOx) x Produção Anual de Aço Bruto