ArcelorMittal monta viveiro em Pinheiros

Exemplares de Mata Atlântica e Cerrado começaram a ser recolhidos e serão utilizados para preservação das espécies

 Um viveiro construído pela ArcelorMittal Mineração Serra Azul no terreno do Posto de Atendimento de Pinheiros, em Itatiaiuçu, começou a receber na última semana as primeiras mudas de plantas nativas recolhidas na região. A construção do espaço e o resgate de mudas de espécies existentes dentro da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem da Mina de Serra Azul é uma exigência da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM). O viveiro receberá mudas, frutos e sementes de plantas dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, presentes na região.

Para a execução do resgate das plantas, foi realizado um inventário florestal que levantou as espécies existentes dentro da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem da Mina de Serra Azul. Foram identificadas 259 espécies diferentes, dentre elas copaiba, embaúba, araucária, jacarandá, braúna, canela sassafrá, ipês amarelos e ipês rosas.

O resgate dos exemplares está sendo feito por uma equipe de especialistas, composta por biólogos e engenheiros agrônomos, e vai do entorno da barragem até o Reservatório do Rio Manso. A iniciativa é aplicável a todas as barragens de mineração em nível de emergência localizadas em Minas Gerais e contempla, além da flora, o levantamento da fauna, qualidade do solo e o monitoramento das águas.

Estrutura

O viveiro possui 280 metros quadrados e foi contruído com postes de eucalipto tratado, utilizando vergalhões cobertos com tela e bambu para construção de canteiros. A estrutura conta também com um balcão de madeira de reflorestamento para facilitar a triagem das mudas. A manutenção do viveiro também está a cargo de profissionais de Biologia e Agronomia, que fazem o manejo das mudas e sementes.

A finalidade do espaço é a de preservar e conservar espécies, para que, no futuro, essas plantas sejam reproduzidas e devolvidas à natureza. Após a pandemia do Coronavírus, o viveiro poderá ser visitado pela comunidade.