ArcelorMittal e Prefeitura de Itatiaiuçu entregam óculos a crianças no projeto Ver e Viver

Iniciativa completa 10 anos na região e já beneficiou mais de 3.200 pessoas

A ArcelorMittal, em parceria com a Prefeitura de Itatiaiuçu por meio da secretaria de Educação do munícipio, realizou na última sexta-feira, dia 23, a cerimônia de entrega de óculos a alunos do Ensino Fundamental da rede pública. A iniciativa faz parte da edição 2022 do projeto Ver e Viver, que tem como objetivo detectar e tratar problemas visuais em crianças nos anos iniciais de escolarização. 
O evento foi realizado na Escola Municipal Dona Balbina Antunes Penido, em Pinheiros, e contou com a participação do prefeito em exercício, Romer Soares, da secretária de Educação, Márcia dos Anjos, representantes da pasta e da ArcelorMittal, além de pais e alunos contemplados, vindos das escolas municipais. 
“Estamos muito felizes por poder retomar presencialmente os projetos da Fundação ArcelorMittal na região depois de dois anos de pandemia. O Ver e Viver, especialmente, nos enche de alegria porque sabemos da contribuição social que ele tem no desenvolvimento das crianças dentro da sala de aula”, afirma Fabiana Lopes, gerente de Relacionamento com Comunidades da ArcelorMittal.   
Em Itatiaiuçu, o programa está completando 10 anos de atuação. Até hoje, mais de 3.200 crianças já foram beneficiadas com a iniciativa. Em 2022, a fim de equalizar os efeitos da pandemia que não possibilitou a realização do projeto, foram realizadas mais de 300 triagens, 45 consultas oftalmológicas e 19 alunos, detectados com problemas de visão, receberam os óculos. 

O projeto
O Projeto Ver e Viver tem o objetivo de realizar cuidados relacionados à visão de crianças, de modo a orientar e permitir o pleno desenvolvimento escolar. Os testes de acuidade visual são aplicados por educadores treinados e profissionais de saúde. Caso seja detectado algum problema, as crianças são encaminhadas para consultas oftalmológicas e, ao final do processo, se necessário, recebem os óculos, doados pela Fundação ArcelorMittal.