ArcelorMittal investe em Serra Azul e aumentará empregos

A ArcelorMittal anunciou nesta quinta-feira (11/11/2021) projetos de expansão nas suas operações em Minas Gerais, incluindo a instalação de uma nova planta de produção de pellet feed (fino de minério de alto teor) na Mina de Serra Azul. Com esse investimento, a ArcelorMittal reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social local e com a permanência de suas atividades na região.

A nova planta prolongará a vida útil da mina. Com as tecnologias atuais, Serra Azul só teria capacidade operacional para minerar até 2023. Modernizada e ampliada, a unidade processará o chamado “itabirito compacto”, um mineral mais difícil de beneficiar, e produzirá o pellet feed.

A produção aumentará dos atuais 1,6 milhão de toneladas/ano de minério de ferro para 4,5 milhões de toneladas/ano. Quando a Mina de Serra Azul estiver operando a plena capacidade, em 2024, serão 370 novos empregados contratados. As obras de ampliação da planta também irão gerar cerca de 2.500 empregos temporários pelas construtoras e empresas terceirizadas.

O projeto não alterará o plano de descaracterização da barragem. A estrutura encontra-se desativada desde outubro de 2012, é continuamente monitorada e não apresentou alteração em seus indicadores de segurança desde o acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), em fevereiro de 2019.

A nova instalação também prevê ganhos ambientais, uma vez que ela permitirá o reprocessamento dos materiais que serão retirados da barragem quando for iniciada a descaracterização. Os rejeitos (estéril) gerados serão depositados pela técnica de empilhamento a seco, similar ao processo realizado atualmente.