Cerâmicas do Coletivo USSU, de Itatiaiuçu, têm destaque no Festival Made in Minas Gerais, em BH

Formado por cerca de 30 artesãos, grupo exibiu e comercializou peças feitas produzidas com parte do rejeito da mineração
O Coletivo USSU, da comunidade de Pinheiros, em Itatiaiuçu, marcou presença na quinta edição do festival Made in Minas Gerais, apoiado pela Fundação ArcelorMittal. O evento foi realizado neste fim de semana, em Belo Horizonte, com foco em homenagear a cultura e a culinária do estado. Apoiado pela Fundação ArcelorMittal, o grupo apresentou e comercializou belas peças de cerâmicas produzidas com a inovadora técnica da inclusão de rejeitos de mineração.
“O Made in Minas Gerais representou uma oportunidade ímpar para o Coletivo USSU. A participação fortaleceu a rede profissional de artesãos, voltada ao empreendedorismo comunitário, à geração de renda e à criação de uma rede de economia local sustentável por meio da produção de cerâmica artesanal”, afirma Kênia Chagas, produtora e mobilizadora da Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias (Sabic), empresa parceira da Fundação ArcelorMittal e responsável pelo atendimento do grupo.
As artesãs que estiveram no Made in Minas Gerais representando o coletivo comemoraram as vendas, o grande fluxo de visitantes e, principalmente, a excelente visibilidade que a marca conquistou durante o evento. “Foi muito importante para nós integrar essa agenda de tanto destaque no estado. Estamos conseguindo levar nossa arte para muitos espaços, o que demonstra que estamos no caminho certo”, destacou Tatiana Alves Martins, participante do projeto.

Coletivo USSU
Formado por cerca de 30 artesãos – mulheres, em sua maioria – o Coletivo USSU é resultado concreto do projeto “Revivescer – Laboratório Criativo de Cerâmica para a Sustentabilidade”. Iniciada em 2023, a ação é promovida pela Fundação ArcelorMittal, com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e incentivo direto da ArcelorMittal Mineração Serra Azul. O projeto ofereceu cursos e oficinas sobre todas as etapas do processo cerâmico, desde a incorporação dos rejeitos vindos da Mina de Serra Azul, como matéria-prima, até a finalização em forno profissional.
“Uma das principais frentes do nosso investimento é justamente apoiar projetos que valorizam a cultura regional e fortalecem as identidades locais. Esse não é um patrocínio isolado, mas sim um trabalho consolidado de longo prazo, que gera impacto social positivo nas comunidades do nosso estado”, declara Renata Monte Carmelo, analista de Relacionamento com Comunidades da ArcelorMittal.

Sobre a Fundação ArcelorMittal
Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.