Padrinho da Prova

Vanderlei Cordeiro de Lima

Vanderlei Cordeiro de Lima, da lavoura para a medalha olímpica.

Um dos maiores corredores da história do atletismo brasileiro. Na adolescência, trabalhava na roça, em Tapira, Paraná, e tinha o sonho de conhecer as cidades vizinhas. Vanderlei ia correndo dos plantios e colheitas de café e cana-de-açúcar, até a escola. Uma diversão que depois se tornaria profissão e o levaria a figurar entre os principais nomes do Mundo.

Vencedor de provas como a Maratona de Tóquio e Maratona dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, e recordista da Maratona de São Paulo, ficou marcado por sua atitude exemplar nos Jogos Olímpicos de 2004.

Vanderlei liderava a maratona quando foi agarrado por um homem vestido de padre. Mesmo prejudicado, Vanderlei seguiu e conseguiu ainda a medalha de bronze, sendo muito aplaudido.

Sua nobre atitude garantiu outra medalha pelo Comitê Olímpico Internacional. Essa muito mais seleta, a Pierre de Coubertin, enaltecendo seu grau de esportividade e espírito olímpico. Como verdadeiro herói do esporte, Vanderlei foi convidado a ser protagonista em um dos momentos mais emblemáticos das Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016): acender a pira olímpica.

Hoje, além de comandar o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima - que ajuda crianças e jovens através do atletismo, em Campinas - o ex-atleta ministra palestras onde fala da sua história de superação, uma verdadeira lição de vida.

Vanderlei Cordeiro de Lima
Vanderlei Cordeiro de Lima

Crédito: Divulgação