ArcelorMittal Tubarão inaugura a maior planta de dessalinização de água do mar do país

ArcelorMittal Tubarão
inaugura a maior
planta
de dessalinização
de água do mar do país

Planta será a primeira do Grupo mundial

A maior planta de dessalinização de água do mar do Brasil para fins industriais está entrando em operação na ArcelorMittal Tubarão. O sistema de ponta é resultado de investimentos de R$ 50 milhões, tem capacidade inicial para dessalinizar 500 m³/hora de água e garantirá maior segurança hídrica para a empresa e para o Espírito Santo.

O projeto poderá substituir parte do volume consumido do Rio Santa Maria da Vitória, permitindo maior disponibilidade do recurso para a sociedade e está alinhado à estratégia da empresa frente a futuros cenários de escassez hídrica.

GESTÃO HÍDRICA

Além da planta de dessalinização, a empresa desenvolve várias outras ações em sua gestão hídrica, incluindo projeto para reaproveitamento de esgoto tratado com a Cesan e recuperação de nascentes da Bacia do Rio Santa Maria da Vitória, junto com parceiros.

RECIRCULAÇÃO

Atualmente, o índice de recirculação de água doce na ArcelorMittal Tubarão é de cerca de 98%. A empresa tem o menor índice de consumo industrial de água doce do Brasil. Pelo menos 96% da água que consome vêm do mar, sendo utilizada no resfriamento de equipamentos e de suas centrais termoelétricas, responsáveis pelo reaproveitamento de gases que fazem da empresa autossuficiente na geração de energia elétrica. O objetivo é executar projetos para reduzir, cada vez mais, esse consumo.

MEIO AMBIENTE

O processo de dessalinização não gerará impactos ambientais significativos. A solução de sal em água resultante do processo de dessalinização, a chamada salmoura, será devolvida ao mar por um canal de retorno já existente na usina. Os demais estudos ambientais da unidade de dessalinização foram submetidos ao órgão licenciador que analisou e autorizou a obtenção da licença de operação.

MÓDULOS

A planta de dessalinização foi construída em área de cerca de 6 mil m² na usina e tem configuração diferenciada, por módulos. O primeiro terá capacidade para dessalinizar 500 m³/hora de água do mar (suficiente para abastecer cerca de 80 mil pessoas/dia). A planta poderá futuramente ganhar dois novos módulos, chegando ao total de 1500 m³/hora.

EMPREGOS

A construção da planta gerou 220 postos de trabalho e, em alinhamento à estratégia de contratação adotada pela empresa, os fornecedores foram orientados a dar preferência por mão de obra local.

TECNOLOGIA

O sistema utilizará tecnologia de osmose reversa, já muito usada em países como Israel, Espanha, Estados Unidos e outros, para captação de água do mar.

ENERGIA

A ArcelorMittal Tubarão é autossuficiente em energia elétrica, ou seja, produz sua própria energia. O consumo da planta de dessalinização é de cerca de 3MW de energia elétrica e representa menos de 1% da geração total de energia da usina.

INOVAÇÃO

Este projeto contribuirá para o desenvolvimento futuro de mão de obra especializada no país, pois trata-se de uma tecnologia inovadora e acessível para formação de técnicos e engenheiros junto ao meio acadêmico.

PESQUISA I

Foram realizados estudos durante cerca de dois anos até definirem os detalhes do projeto. A pesquisa envolveu avaliação de várias alternativas tecnológicas para dessalinização, análises de qualidade da água do mar, discussões técnicas com fornecedores de todo o mundo, testes em laboratório e até visitas técnicas em plantas na Argentina e nos Estados Unidos.

PESQUISA II

Pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal do Brasil e da Espanha (Astúrias) participaram do estudo e escolheram a melhor opção de planta para a empresa.

PRÊMIO

O arrojado projeto de dessalinização rendeu à ArcelorMittal Tubarão o prêmio “Projeto Inovador” durante o Congresso IDA – International Desalination Association, principal evento mundial de dessalinização e tratamento avançado do mundo, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2019.

Etapas da dessalinização de água do mar por Osmose Reversa

Etapas da dessalinização de água do mar por Osmose Reversa Etapas da dessalinização de água do mar por Osmose Reversa
  • 1 A água é captada diretamente do mar.
  • 2 O atual sistema de bombeamento de água do mar será reforçado para atender à planta de dessalinização.
  • 3 A água captada passa por um processo de pré-tratamento, com uma filtração para a remoção de partículas presentes na água do mar.
  • 4 Um novo sistema de bombas de alta pressão bombeia a água do mar para uma série de vasos de pressão, nos skids de Osmose Reversa, onde acontece o processo de dessalinização de água do mar.
  • 6 A água dessalinizada será utilizada para uso industrial exclusivamente.
  • A Dentro de cada vaso de pressão, as membranas semipermeáveis próprias para a água do mar estão em espiral. A água salgada sob pressão é forçada através das membranas.
  • B As membranas retêm o sal, de modo que apenas a água dessalinizada chega à tubulação no centro do vaso separando-se da solução concentrada de água salgada.

Dessalinização: Projeto inédito e inovador da ArcelorMittal Tubarão

Inauguramos a maior planta de dessalinização da água do mar para fins industriais no Brasil. Essa é mais uma ação que destaca o nosso investimento em inovação, visando fortalecer o comprometimento com a sustentabilidade.

Compromisso com a gestão sustentável da água

A água é vital para a humanidade e, para nós, tão importante quanto o aço e parte fundamental da sustentabilidade. Conheça a planta de dessalinização, mais uma iniciativa inovadora da ArcelorMittal Tubarão que traz benefícios ao meio ambiente e à sociedade capixaba.