Relatório de Transparência Salarial

Em cumprimento a Lei nº 14.611 de 04 de julho de 2023, ao Decreto nº 11.795, e a Portaria MTE Nº 3.714, bem como aos compromissos do Grupo ArcelorMittal para a promoção de práticas de diversidade e inclusão, divulgamos o relatório de transparência e igualdade salarial elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)1.

De acordo com informações divulgadas pelo MTE, os relatórios tomam por base os grandes grupos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). A CBO tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares do MTE. Os efeitos de uniformização pretendida pela CBO são de ordem administrativa e não se estendem as relações de trabalho2.

Em atendimento às diretrizes legais os relatórios são divididos por filial.

1Os relatórios foram elaborados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, do Governo Federal, tomando por base informações do E-social de 2022 dos estabelecimentos com mais de 100 empregados. A metodologia para elaboração dos referidos relatórios não foi compartilhada com as empresas e pode não refletir o cenário atual da organização.

2A CBO não leva em consideração a estrutura interna das empresas e não traduz a realidade para todos os cargos existentes dentro de uma organização.

Relatórios de transparência e igualdade salarial