A economia do amanhã dependerá de habilidades de ciência, tecnologia e engenharia, mas à medida que a demanda por essas áreas aumentar, ficará cada vez mais difícil atrair os melhores talentos.
Por que isto é importante para nós?
As habilidades associadas às áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM – Science, Technology, Engineering and Math) são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Setores como os de construção civil, automotivo e nossas próprias indústrias de siderurgia e mineração exigem engenheiros de alta qualidade para desenvolver métodos de produção mais sustentáveis, repensar as hipóteses que criamos sobre como usamos e reutilizamos recursos, além de desenvolver a tecnologia para geração de energia limpa.
Nosso desafio
Na Europa e na América do Norte, a idade média de nossos empregados varia de 42 a 50 anos. Como essa geração de metalúrgicos europeus e norte-americanos está a caminho da aposentadoria, corremos o risco de perder as habilidades que desenvolveram. Há menos jovens que optam por estudar disciplinas STEM nessas regiões, o que significa uma crescente escassez de talentos em engenharia para nós escolhermos. Precisamos de pessoas com habilidades excelentes em STEM para gerarem novas ideias e produtos que nos ajudem a enfrentar o desafio do desenvolvimento sustentável.
Nossa ação
Precisamos reabastecer nosso pool de engenheiros e técnicos antes que o gap de habilidades tenha um impacto negativo em nossa empresa. Mas sabemos que esta é uma questão que existe há muito tempo e temos que nos comprometer com ela no longo prazo. Em outras palavras, precisamos começar enquanto as crianças ainda estão na escola e inspirá-las com a ideia de um futuro em ciência, tecnologia ou engenharia. Quando forem jovens, precisamos dar apoio para que consigam desenvolver carreiras com base nas habilidades científicas, mecânicas e elétricas que nossa empresa precisa.
Nosso potencial de criação de valor
Nosso tamanho, distribuição geográfica e variedade de funções significam que temos muito a oferecer aos que desejam desenvolver habilidades em ciência e tecnologia. Se pudermos encontrar as pessoas certas, com as habilidades certas, sabemos que poderemos contribuir para um futuro mais sustentável para todos - não apenas liderando nosso setor em termos de sustentabilidade, mas criando produtos que ofereçam os mesmos benefícios, porém usando menos recursos. Também vemos valor em trazer mais mulheres para carreiras na área de STEM. Essa questão é uma alta prioridade para nós e para a nossa indústria.