Comunidade

8. Membro ativo e bem-vindo na comunidade

Onde quer que operemos, invariavelmente temos uma presença significativa, tanto em escala física quanto como empregador na economia local. Por isso, fazemos tudo o que podemos para garantir uma contribuição positiva nas comunidades em que trabalhamos. Isso significa ouvir ativamente para entender as expectativas das pessoas e dialogar para que elas entendam as nossas.

Por que isto é importante para nós?

Espera-se que as empresas desempenhem um papel ativo em suas vizinhanças, vendo-as não apenas como locais físicos, mas como comunidades das quais fazem parte e as quais fortalecem. Não se trata apenas de dar dinheiro a projetos comunitários, embora isso tenha um papel. Trata-se de entender o contexto mais amplo e as necessidades de cada comunidade, apoiando e fortalecendo a economia local e protegendo os ativos naturais dos quais as pessoas dependem, agora e no futuro.

Nosso desafio

Comunidade

O cerne da questão aqui é nossa licença social para operar. Para obtê-la e mantê-la, precisamos desenvolver a confiança e o apoio de governos e das comunidades que vivem perto de nossas operações. É preciso manter um diálogo profundo, sem o qual os stakeholders podem vir a desenvolver expectativas irrealistas a nosso respeito, gerando conflitos. Isso também significa lidar com questões que são de nossa responsabilidade e ajudar quando houver outros problemas – dando apoio após uma enchente ou desastre natural, por exemplo. Enfim, nosso objetivo é gerenciar nosso impacto e, ao mesmo tempo, contribuir da maneira mais positiva possível.

Nossa ação

Comunidade

Precisamos entender o contexto social em que operamos, analisar os impactos que causamos e ouvir nossa comunidade para podermos entender o que eles acham importante e como querem se engajar conosco. Ao continuarmos a nos comportar como bons vizinhos e nos engajando em um diálogo ativo em nível local, podemos evitar mal-entendidos que podem levar a rupturas e desconfianças. Também precisamos dar um passo adiante, desempenhando um papel ativo na criação de comunidades que sejam prósperas e resilientes, fazendo contribuições ponderadas e bem direcionadas.

Nosso potencial de criação de valor

Comunidade

Se as nossas comunidades locais confiarem em nós, poderemos trabalhar como verdadeiros parceiros com os stakeholders locais. Desta forma, podemos desenvolver iniciativas e soluções de maneira colaborativa para o bem de cada comunidade. Isso nos ajudará a administrar operações bem-sucedidas, ágeis e eficientes, além de proteger e melhorar nossa reputação onde quer que estejamos no mundo.

Expectativas de nossos stakeholders

Não são apenas as comunidades locais que têm expectativas mais altas quanto ao papel que as empresas devem desempenhar. Mídia, governos, ONGs e a sociedade em geral esperam que as empresas se comportem como cidadãos corporativos responsáveis e contribuam positivamente para o desenvolvimento social e econômico. Não apenas isso, mas a saúde das comunidades está cada vez mais ligada ao nível de emissões oriundas dos transportes, aquecimento e indústria. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU ajudaram a cristalizar um entendimento entre todos os stakeholders de que a boa saúde e o bem-estar (ODS 3) estão inevitavelmente associados à produção e ao consumo responsáveis (ODS 12). O crescimento das mídias sociais também deu aos stakeholders da comunidade uma voz mais difundida, tornando os meios de engajamento mais diversificados e complexos.

O resultado que precisamos

Queremos que nossas comunidades tenham a certeza de que anteciparemos e trataremos os impactos que causamos sobre a comunidade e o meio ambiente locais. Desejamos que nos vejam como parceiros em seu desenvolvimento socioeconômico e que confiem que teremos um diálogo aberto sempre que surgirem desafios.

Atendendo a essa diretriz

É importante que nossas equipes locais gerenciem bem seu envolvimento com os stakeholders da comunidade. Elas devem implementar orientações corporativas sobre mecanismos de engajamento e reclamação para os stakeholders e devem informá-los anualmente por meio de um relatório de sustentabilidade nacional. No nível corporativo, mapeamos o nosso desempenho social com base em evidências internas e externas sobre nossos relacionamentos com a comunidade. Apoiamos ativamente todos os sites que enfrentam desafios específicos e compartilham modelos de melhores práticas – como nossos comitês de contato com a comunidade no Canadá e na Espanha. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade da coleta de dados sobre investimentos na comunidade, reclamações e reputação local.