Onde quer que operemos, invariavelmente temos uma presença significativa, tanto em escala física quanto como empregador na economia local. Por isso, fazemos tudo o que podemos para garantir uma contribuição positiva nas comunidades em que trabalhamos. Isso significa ouvir ativamente para entender as expectativas das pessoas e dialogar para que elas entendam as nossas.
Por que isto é importante para nós?
Espera-se que as empresas desempenhem um papel ativo em suas vizinhanças, vendo-as não apenas como locais físicos, mas como comunidades das quais fazem parte e as quais fortalecem. Não se trata apenas de dar dinheiro a projetos comunitários, embora isso tenha um papel. Trata-se de entender o contexto mais amplo e as necessidades de cada comunidade, apoiando e fortalecendo a economia local e protegendo os ativos naturais dos quais as pessoas dependem, agora e no futuro.
Nosso desafio
O cerne da questão aqui é nossa licença social para operar. Para obtê-la e mantê-la, precisamos desenvolver a confiança e o apoio de governos e das comunidades que vivem perto de nossas operações. É preciso manter um diálogo profundo, sem o qual os stakeholders podem vir a desenvolver expectativas irrealistas a nosso respeito, gerando conflitos. Isso também significa lidar com questões que são de nossa responsabilidade e ajudar quando houver outros problemas – dando apoio após uma enchente ou desastre natural, por exemplo. Enfim, nosso objetivo é gerenciar nosso impacto e, ao mesmo tempo, contribuir da maneira mais positiva possível.
Nossa ação
Precisamos entender o contexto social em que operamos, analisar os impactos que causamos e ouvir nossa comunidade para podermos entender o que eles acham importante e como querem se engajar conosco. Ao continuarmos a nos comportar como bons vizinhos e nos engajando em um diálogo ativo em nível local, podemos evitar mal-entendidos que podem levar a rupturas e desconfianças. Também precisamos dar um passo adiante, desempenhando um papel ativo na criação de comunidades que sejam prósperas e resilientes, fazendo contribuições ponderadas e bem direcionadas.
Nosso potencial de criação de valor
Se as nossas comunidades locais confiarem em nós, poderemos trabalhar como verdadeiros parceiros com os stakeholders locais. Desta forma, podemos desenvolver iniciativas e soluções de maneira colaborativa para o bem de cada comunidade. Isso nos ajudará a administrar operações bem-sucedidas, ágeis e eficientes, além de proteger e melhorar nossa reputação onde quer que estejamos no mundo.