Considerando os dois desafios – mudança climática e uma população mundial crescente, nossa prosperidade a longo prazo não dependerá de bens que nós, como indivíduos, possuímos, mas de edifícios públicos, energia e infraestrutura de transporte. E estes precisam ter utilidades flexíveis e serem construídos com materiais fortes e sustentáveis, que sejam reutilizáveis ou infinitamente recicláveis.
Por que isso é importante para nós?
O futuro exige um grande investimento em infraestrutura, o que inclui estradas, pontes, ferrovias, hospitais, escolas, escritórios, sistemas de energia renovável, infraestrutura fluvial e defesa costeira.
O crescimento da implantação dessa nova infraestrutura é muitas vezes impulsionado ou financiado pelo setor público e, cada vez mais, especialistas afirmam a necessidade de buscar novas abordagens para projetos e construção, que garantam impactos positivos dos recursos empregados ao longo de toda a vida útil. Maximizar a adequação do aço para fortalecer a economia circular é fundamental para a nossa abordagem neste setor.
Nosso desafio
À medida que a demanda por materiais de construção mais sustentáveis aumenta, o aço terá que provar suas credenciais em relação às alternativas, como concreto e madeira. Isso representa um desafio e uma oportunidade significativa para o nosso setor. Temos um histórico de desenvolvimento e comercialização de aços mais sustentáveis para clientes de infraestrutura e queremos aproveitar isso nos próximos anos, explorando nossa capacidade de fabricar produtos siderúrgicos mais reutilizáveis. Uma grande parte do desafio envolve o legado que a infraestrutura de hoje cria para o futuro, como o quanto os materiais que usamos agora serão úteis e valiosos ao final de sua vida atual.
Nossa ação
Estamos investindo em inovação, desenvolvendo novos produtos e componentes de engenharia para os setores de construção e infraestrutura. Ao mesmo tempo, trabalhamos com nossos clientes para atender às suas necessidades e antecipar tendências futuras.
Entre as áreas que estamos explorando com os clientes estão produtos de construção que facilitam a reciclagem, produtos duráveis para locação em vez de venda e modelos de negócios que facilitam a recuperação e a reutilização de materiais em vez de sua utilização e descarte.
Temos a oportunidade de intensificar esse trabalho para provar e divulgar a contribuição que o aço pode dar para a sustentabilidade. Hoje o aço já pode ser produzido com metade da energia que era necessária há 40 anos. Mas precisamos avançar mais. É necessário reduzir ainda mais o consumo de energia e o carbono emitido, além de garantir que mais aço seja reutilizado ou reciclado ao final de sua vida útil. Este é um elemento chave do pensamento da economia circular que exploramos em nossa Diretriz 4.
Nosso potencial de criação de valor
A indústria do aço já atende grande parte das necessidades no mundo para construção e infraestrutura sustentáveis. Nosso produto é forte o suficiente para construir arranha-céus, versátil o suficiente para atender qualquer desafio de construção, possui grande potencial de reuso e é infinitamente reciclável.
Usando avaliações de ciclo de vida e outras técnicas, nossos pesquisadores podem calcular onde o aço irá trazer valor agregado de sustentabilidade em comparação com outros materiais. Por exemplo, como resultado de sua menor pontuação em 'potencial de aquecimento global', ou por permitir uma construção mais rápida. Nossas inovações podem garantir que a infraestrutura moderna gere menos emissões de carbono e tenha maior eficiência energética.